Como escolher a atividade extracurricular mais indicada para o seu filho

Messing Around At Athletics Club
[Fotografia: Istock]

Em tempos de pandemia causada pelo novo Coronavírus, as regras de acesso a piscinas, a balneários e a equipamentos desportivos vários estão mesmo em mudança. E aquela ideia inicial de inscrever os filhos numa atividade extracurricular pode, por forças das novas circunstâncias, ficar em suspenso.

No entanto, para lá destas novas condicionantes, certo é que nem sempre é fácil escolher qual a melhor atividade na qual inscrever os mais novos, sobretudo quando são pequenos e ainda não tão notória uma preferência ou um talento especial.

Enquanto essa informação não se torna evidente, há, porém, outras pequenas ferramentas que podem ajudar na escolha.

Sem ignorar que nem todas as crianças têm a mesma disponibilidade ou interesse pela prática de puro exercício físico, o professor e investigador Julien Blois alerta para o facto de “entre os quatro e os dez anos, a prática de vários exercícios desenvolve qualidades diferentes e complementares”. Conhecimento adquirido que, mais tarde, ajudará a criança a decidir o que mais gosta.

Descoordenação

Quando a coordenação parece ser um desafio, especialistas olham para o atletismo como uma possibilidade de melhoria. Ao site francês Madame Figaro, o técnico desportivo Jean-Michel Andriot lembra que, por ser versátil, esta modalidade pode ser útil “para desenvolver capacidades de força e precisão, mas também para promover a adaptar ao espaço”. Há outras atividades de precisão que podem ser exploradas, mas é importante ir dando pequenos passos de cada vez.

Energia a mais

Atividades de esforço de longa duração como a natação ou modalidades que apostam mais na concentração e em esforços explosivos como o judo podem ser aliados essenciais caso a característica mais evidente seja a da energia.

Acalmar a agressividade

Promotoras da importância do respeito e de ouvir o outro, as artes marciais podem ser as modalidades mais amigáveis para quem tem na fúria um elemento mais comum, tal como referem os especialistas à mesma publicação.

Timidez

Jogos coletivos, em que impere a importância de espírito de equipa ou de estratégia, podem ser a melhor forma de levar uma criança tímida a libertar-se da sua caixinha e a acabar a dar-se com outros.

Estudo revela que regresso às aulas é pior do que mudar de casa