Como escolher o protetor solar certo para o seu bebé

Sun protection, mother applying suntan lotion on her little baby.
[Fotografia: Istock]

Com as férias à porta, a ida à praia ou à piscina – mesmo em tempo de cuidados especiais devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus – estão agora o horizonte de todos.

Para lá dos cuidados a ter, o pediatra Hugo Rodrigues deixa cuidados muito específicos para os agregados que têm filhos pequenos e ainda bebés. Considerando que a exposição solar está, para o especialista, interdita antes do primeiro ano, qualquer argumento que envolva ‘estar à sombra’ não deve ser utilizado se a criança tiver menos de um ano de idade.

Leia abaixo estes e outros cuidados deixados pelo médico especialista que é autor do site Pediatria para todos e costuma ser presença assídua no programa vespertino da TVI, A Tarde é Sua, com Fátima Lopes.

O autor de O Livro do Seu Bebé [Contraponto] deixa também recomendações que incluem as regras que devem presidir à escolha do protetor solar mais indicado para as crianças.

Bebés até três meses e praia, sim ou não? Porquê?

Não… A pele dos bebés é muito mais sensível do que a dos adultos, pelo que está mais sujeita aos efeitos nocivos da radiação. Por esse motivo, está recomendado que durante o primeiro ano de vida não haja grande exposição solar direta.

Porquê?

A praia é um local muito particular, porque concentra altos níveis de radiação, que se reflete na areia clara e na água e comporta-se de forma mais “errática”. Por esse motivo, estar “à sombra” não garante uma proteção adequada, e é por isso que se deve ter cuidados especiais. Assim, nos primeiros seis meses os bebés não devem ir à praia e, mesmo depois disso, devem ser respeitados todos os conselhos para garantir a segurança em relação à exposição solar.

Com ou sem T-shirt com proteção de raios UV e porquê?

Se puderem usar uma t-shirt com proteção UV é boa opção. Não existe nenhuma idade limite para a sua utilização, pelo que podem usar sempre. O ideal é evitar a exposição solar entre as 11.00 e as 17.00 horas, pelo que as idas à praia devem ter esse horário em consideração. Para além disso, deve-se usar um protetor solar adequado à idade e tipo de pele do bebé, deve-se usar chapéu com abas e roupa – de preferência com protecão UV – para evitar as áreas de exposição e, se o bebé tolerar, também óculos de sol com proteção UV. Não chega serem escuros! Nunca é demais realçar também que se deve reforçar a hidratação, oferecendo mais vezes água.

Que protetor solar. Quais os ingredientes a escolher e a evitar no momento de comprar um protetor para o bebé?

Até aos dois anos deve-se utilizar um protetor que não seja absorvido pela pele. Tem a vantagem de ser mais inócuo e, também, garantir uma maior eficácia. Na altura de comprar deve-se ter em atenção o tipo de filtros, que devem ser minerais ou organo-minerais, de forma a garantir que não são absorvidos. De um modo geral, os protetores com filtros químicos só devem ser utilizados depois dos dois anos.

Nove conselhos para não perder os seus filhos na praia