Como explicar aos miúdos o que é um vírus de forma didática

iStock-1130696701(1)

As escolas fecharam no dia 16 de março, segunda-feira, com previsão para se encontrarem deste modo até, pelo menos, dia 9 de abril. Muitas são as famílias que, mesmo antes de ser declarado o Estado de Emergência, já estavam a fazer quarentena voluntária em casa. Mas ficar com os filhos tanto tempo fechados em casa não é fácil. Nem explicar o porquê.

A pensar neste dilema, a marca portuguesa Science4you apresenta várias atividades, feitas com objetos reciclados, que pode fazer em família, principalmente numa altura em que a premissa é ficar em casa, aprender a gerir recursos e pensar sustentável.

Sabemos que são muitas as famílias reunidas com crianças que procuram alternativas para passar o tempo e continuar a estimular e a divertir os mais pequenos.

Miguel Pina Martins, CEO da empresa Science4you, afirma em comunicado que quer “continuar a melhorar os níveis de educação na sociedade e apoiar os pais neste momento mais complicado, para ocuparem os mais novos. Inclusivamente nesta fase mais difícil, é muito importante continuar a fomentar o seu conhecimento, promover as atividades em família e aprender alguns conceitos essenciais de reutilização e aproveitamento de recursos, e fazê-lo de uma forma divertida, enquanto brincam”.

Objetivo desta atividade: explicar às crianças o que está a acontecer e como prevenir a propagação do vírus

Neste tipo de situações (que, na verdade, são desconhecidas pela sociedade em geral) nem sempre é fácil explicar aos mais novos o que é um vírus e de que forma podemos combater a sua propagação.

Através desta experiência – que tem tanto de fácil como de didática – conseguimos reforçar a importância de lavar as mãos, sendo o agente de limpeza uma espécie de super-herói.

Veja abaixo as imagens demonstrativas e o passo a passo para realizar esta experiência.

[Imagem: Divulgação]

Materiais necessários:

  • Água
  • Especiaria (alecrim ou orégãos)
  • Detergente

Passo a passo:

  • Encher um prato com água.
  • Colocar especiarias no líquido (alecrim ou orégãos, que simbolizam o vírus).
  • Colocar detergente num segundo prato.

Resultados:

  • Colocar a mão sem detergente nas especiarias – nada acontece e o vírus continua intacto.
  • Colocar a mão com detergente nas especiarias – o vírus afasta-se.