Fazer pão em casa tornou-se um dos hábitos de grande parte dos portugueses em tempo de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus. No entanto, o problema pode mesmo ser a falta de fermento, seja porque se esqueceu de o trazer na última viagem ao supermercado, seja porque já não existia nas prateleiras.
Mas para que isto não volte a acontecer, nada como ter o seu próprio fermento em casa e fazê-lo.
Não será uma tarefa com resultados imediatos, levará uma semana e vai obrigá-la a cuidar deste preparado todos os dias e de forma vigilante. Ao fim de sete dias já terá o seu fermento biológico e pode fazer pão, bases para pizas, panquecas, o que mais gostar.
Ingredientes:
50 gramas de farinha sem fermento e pouco refinada (pode ser de trigo, centeio, integral e outras)
50 ml de água filtrada, sem cloro
Modo de preparação
Colocar num frasco de vidro a farinha e a água morna. Mexer, colocar a tampa sem fechar e deixar repousar num sítio ameno e sem correntes de ar. No dia seguinte, retirar 50 gramas deste preparado para um novo recipiente e juntar as quantidades de farinha e água acima referidos, mexer e deixar repousar.
Manter este ritual durante cinco dias. Ao sexto e ao sétimo, fazê-lo a cada 12 horas. A partir daqui terá o fermento para as suas receitas, podendo ‘alimentar’ o preparado que sobrou para os dias seguintes.