Publicidade Continue a leitura a seguir

Como fazer um churrasco em casa mesmo quando só há uma marquise

[Fotografia: Emerson Vieira/Unsplash]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O tempo pede churrasco, mas a falta do espaço, grelhador de pequenas dimensões, o cheiro permanente na casa, a cozinha apertada podem ser dissuasores deste tipo de ementa. Mas há, afinal, pequenos truques que podem ser postos em prática mesmo para quem não tem condições em casa como um quintal, um jardim ou uma pequena varanda aberta com uma churrasqueira.

Ao Delas.pt, o designer André Santos e há muito um aficionado da cozinha e deste tipo de refeições, deixa dicas essenciais para por este trabalho em marcha com o mínimo dano em casa e nas horas seguintes. Ele mesmo que não dispõe de varanda ou quintal, mas não se furta ao petisco, nem ao cheiro emanado por um bom churrasco.

Quando não há espaço, compre uma churrasqueira descartável, em seguida monte-a sobre o fogão”, começa por explicar. Como estratégia de segurança, “coloque a churrasqueira dentro uma bandeja de assar (as de ferro) e ligue o exaustor para que não ter tantos fumos espalhados pela casa, apesar do carvão vegetal”, acrescenta.

Depois, é tempo de preparar os alimentos. “A carne tem que ser cortada em pedaços menores para que não demore muito para assar e a organização é fundamental para que consiga utilizar bem o pequeno espaço e que não falte comida na mesa”, vinca.

André Santos deixa ainda uma dica essencial: “Deite fora o filtro de gordura ou use um novo para proteger melhor o exaustor, no final, fica com bastante fuligem do carvão”.