Como fazer uma máscara caseira e quais os tecidos apropriados

Young woman in isolation at home for coronavirus
[Fotografia: Istock]

Numa altura em que se analisa a possibilidade de o uso das máscaras ser, afinal, mais generalizado do que o que se falava inicialmente, saiba como pode fazer uma casa, de forma rápida e simples. Porém, é importante ressalvar que esta possibilidade não garante a total proteção face à propagação da pandemia por Covid-19.

Esta segunda-feira, 6 de abril, Graça Freitas, diretora-Geral de Saúde afirmava que a entidade estava a aguardar parecer da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Controlo de Doenças Transmissíveis (CECDT) relativamente à questão da proteção facial generalizada. ”É verdade que a DGS pediu parecer sobre a utilização de máscaras, Temos visto outros pareceres e temos dito que estamos alinhados, à data, pelas recomendações da OMS, que vem, ela própria produzindo pareceres nesta matéria”, afirmou.

“Esperamos que esta semana, a OMS e CECDT emitam novas orientações. Estamos a fazer análise de pareceres e evidência cientifica, temos de aguardar mais uns dias e estamos a aguardar mais orientações”, acrescentou Graça Freitas na conferência de imprensa diária.

Sabe-se que as máscaras cirúrgicas não chegarão, nesta fase, para todos. No entanto, há tecidos que, não garantindo eficácia a 100%, podem ajudar a impedir a propagação de gotículas de saliva por parte de quem, mesmo não sabendo, está contaminado com Covid-19.

As máscaras caseiras surgem, nesta fase, como uma possibilidade para impedir a propagação mais generalizada da pandemia. Entre os tecidos mais indicados, recomenda-se o Tecido Não Tecidos (conhecido por TNT) ou mesmo tecido 100% de algodão usado frequentemente em roupas infantis, camisas e até mesmo em tecidos de cortinado.

Jaime Branco, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, afirmava esta segunda-feira que se usassem “tecidos, por exemplo, de camisas de algodão que estejam já inutilizadas por algum motivo” porque “são um bom material para executar as máscaras”, garantindo uma proteção na ordem dos 50 a 80%.

Veja agora algumas recomendações para a elaboração e uso de máscaras caseiras.

A máscara deve ser individual e sempre para o mesmo elemento da família. Recomenda-se que existam pelo menos duas máscaras por pessoa.

Devem estar ajustadas ao rosto, cobrindo a boca e o nariz, e sem espaços nas laterais do rosto.

A máscara deve ter duas camadas de tecido para garantir uma maior eficácia

Deve ser trocada sempre que fica molhada – recomenda-se que após duas horas -, e retirada apenas e só pelos elásticos (sem tocar no tecido) e deve ser logo mergulhada numa solução de água com lixívia para ser depois lavada.

Quando se sai de casa, recomenda-se que se leve uma máscara extra na mala e um saco para poder colocar a que já usou, não contaminando mais nada.

Abaixo, veja como fazer uma máscara em quatro passos:

Corte um quadrado de tecido e dobre-o ao meio, garantindo que o retângulo final cobre a cara e o nariz.

Ate cada ponta do retângulo com um elástico simples ou até um do cabelo.

O que sobrar de tecido de cada lado, para lá dos elásticos, deve ser dobrado em sentido contrário.

Ponha, por fim, um novo elástico de cada lado, fazendo pressão e força contra os elásticos que colocou inicialmente.

Coloque a máscara, puxando os elásticos e colocando-os atrás das orelhas.

Para que as luvas protejam, é preciso usá-las desta maneira