Como fugir de relações tóxicas e encontrar uma relação sã

pexels-cottonbro-4065867(2)(1)

As relações tóxicas são um tópico bastante atual – principalmente saber como fugir delas. Para encontrar um parceiro ou uma relação sã, é também importante encontrar alguém que seja emocionalmente inteligente. E há dicas de como o conseguir.

E se pensa que as relações tóxicas surgem apenas em contexto amoroso, pois desengane-se. Pode-se encontrar pessoas tóxicas em contexto familiar, de amizades ou mesmo em trabalho. O importante é entender quando essas mesmas relações nos fazem mal e saber distanciamo-nos delas.

No que diz respeito ao amor, é importante encontrar uma pessoa estável e saudável, que nos faça crescer e aprender, e não que nos deite ainda mais para baixo. O equilíbrio e a comunicação são a base para todas as relações – sejam elas de que género for.

Abaixo reunimos algumas dicas que podem ajudá-la a decifrar uma relação sã e que, acima de tudo, devo procurá-la não apenas no seu parceiro ou parceira como também em si mesma. Porque, por vezes, nós também somos a pessoa tóxica e nem nos apercebemos.

Tenha um parceiro por gosto e não por necessidade

Para não sermos os parceiros tóxicos nem atrairmos este tipo de pessoa, é importante que estejamos com alguém porque realmente queremos e gostamos dela, e não por sentirmos necessidade de estar com alguém. Este pensamento fará com que se “contente com pouco”, porque pensa que essa relação é “melhor do que nada”. Se não consegue estar sozinha, tem primeiro que resolver essa questão, colocando-se como a sua própria prioridade. Gostarmos de nós mesmas e sabermos estar sozinhas é um passo fundamental para conseguirmos estar com outra pessoa sem lhe exigir demasiado.

Saiba que o amor não chega

Sabemos bem que a frase “o amor chega” é muito popular – mas não acontece bem assim. Existem vários fatores que contribuem para o bom funcionamento de uma relação: comunicação, confiança, respeito, estabilidade, compreensão são apenas algumas delas. Portanto, é fundamental entender que a pessoa que tem ao seu lado não acredita que apenas o amor chega, mas que está disposto a trabalhar para que a relação funcione – e continue a funcionar ao longo do tempo.

Não idealize

É importante que ambos os envolvidos saibam perfeitamente quem são. Sabemos que a idealização de um príncipe encantada em cima de um cavalo branco existe, mas na realidade as coisas não se passam assim. Deste modo, é precisa ter consciência das qualidades e defeitos de cada um, não idealizando algo que a outra pessoa não é. Sentir frustração devido ao facto de a outra pessoa não corresponder às suas expectativas não fará com que a relação resulte. Há que aceitar cada um como é, sabendo se se está ou não disposto a aceitar isso.

Ter uma vida fora da relação

Não cair numa relação em que não exista mais nada para além do casal é fundamental. Estar numa relação não significa deixar de fazer o que gosta ou deixar de estar com os seus amigos como estava antes. Há que encontrar um equilíbrio entre os dois e os demais, sob penalização de a relação se tornar tóxica e nada sã. Existem mais prioridades na vida, como a carreira profissional, a família e os amigos, que não devem ficar de lado.

Relação lado a lado: não dependência

Uma pessoa emocionalmente estável não depende de si, mas trabalha lado a lado para que a relação funcione. O casal deve trabalhar em conjunto para se apoiar um ao outro, lutando pelos mesmos objetivos, mas não dependendo um do outro.