A luta pela igualdade salarial entre géneros, em Hollywood, faz-se a várias velocidades. Prova disso são as diferenças salariais que ainda existem entre atrizes brancas e atrizes negras.

Jessica Chastain ajudou a dar um passo para que, pelo menos, entre artistas do mesmo sexo as contas sejam mais igualitárias, conseguindo que o salário de Octavia Spencer subisse cinco vezes numa nova comédia em que ambas estão a trabalhar.

Octavia Spencer participou num debate sobre igualdade salarial no Festival de Sundance

Foi a própria Octavia Spencer quem partilhou a história numa conversa no painel da ‘Women Breaking Barriers’ do Festival de Cinema Sundance.

“Estávamos a falar sobre igualdade salarial entre mulheres e homens e ela disse:’Está na altura de as mulheres ganharem o mesmo que os homens’. E eu respondi: ‘Sim, Jessica! Já está na altura!’ E depois acrescentei: ‘Mas há uma coisa, as mulheres de cor nesse espetro ganham muito menos que as mulheres brancas e se vamos ter essa conversa sobre igualdade salarial temos de trazer essa realidade para cima da mesa'”, começa por contar Octavia Spencer.

a carregar vídeo

A atriz de ‘Elementos Secretos’ recorda que depois partilhou a sua história com Chastain, que compararam números e que esta a escutou até ao fim. “Ela não tinha ideia que era esta a realidade para as mulheres de cor. E ela disse: ‘Vens comigo e vamos fazer com que sejas paga [de forma igual] neste filme”, recordou emocionada as palavras da colega de quem se tornou amiga no filme “As Serviçais”.

Jessica Chastain, à esquerda, e Octavia Spencer, à direita. [Fotografia: DR]
Segundo Octavia Spencer, Jessica Chastain conseguiu um acordo contratual definitivo que acabou por se saldar em cinco vezes mais que o valor inicialmente estabelecido.

O filme em causa ainda está em fase de projeto e será produzido pela produtora de Jessica Chastain, Freckle Films. Entretanto, Octavia Spencer pode ser vista nos ecrãs de cinema nacionais já esta semana, no filme ‘A Forma da Água’, que estreia a 1 de fevereiro, e pelo qual está nomeada para o Óscar de Melhor Atriz.