Como manter os relacionamentos profissionais em teletrabalho

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Enquanto o Coronavírus ainda não era uma realidade, era normal que, nos locais de trabalho, se conversasse nos momentos de pausa como o almoço ou até mesmo na casa de banho. E se houve um gesto diário associado ao trabalho que se perdeu devido à distância de segurança a que o Covid-19 obriga, foi a comunicação com os colegas.

Ainda que algumas pessoas já tenham regressado aos seus locais de trabalho, ainda há quem esteja em teletrabalho. Para muitos, isto pode significar um certo “alívio” quanto à pressão laboral, mas para outros, isto impede que exista uma maior profundidade nos relacionamentos com os seus colegas.

Quando socializar no trabalho é difícil

Obviamente que a personalidade de cada um determina como enfrenta este processo. Em geral, os mais tímidos ou introvertidos sofrem com frequência quando se trata de socializar.

Uma preocupação muito recorrente nestes casos é como manter um equilíbrio adequado entre a vida profissional e pessoal. Nesse sentido, Jamie Terran recomenda “ser observador, empático, perceber quando a outra pessoa se sente muito desconfortável ou confortável e não forçar conversas. Há pessoas que precisam de mais espaço”.

Como não perder os relacionamentos em teletrabalho

Embora agora seja mais difícil a realização de encontros pessoais, o confinamento deixou mudanças positivas que nos aproximaram das nossas equipas de trabalho.

“As pessoas abriram as portas das sua casas e vimo-las sem maquilhagem, de pijama ou com os filhos enquanto estávamos em videochamada” lembra Elena Huerga, acrescentado que “isso são coisas que unem as pessoas e deve continuar”, termina por dizer.

Assim, se antes não dávamos tanta importância às pausas no trabalho, atualmente, sentimos saudades delas, uma vez que estamos afastados dos colegas e o contacto físico que existe é totalmente diferente do que estávamos habituados.