Como melhorar a relação com pais com doenças mentais em seis passos

filhos_pais_destaque

A relação entre pais e filhos pode ser complicada. No entanto, se os pais têm qualquer problema de saúde mental, a relação com os filhos pode ser ainda mais difícil.

Ora, mediante esta circunstância, tal implica saber lidar com situações delicadas, o que se pode tornar desgastante por vezes, fazendo com que tenha problemas com o próprio bem-estar mental.

Por isso, para se relacionar da melhor forma com a sua mãe ou o seu pai é fundamental que tenha em conta algumas práticas.

Procurar apoio

Procurar suporte fora de casa é fundamental. E isso pode ser desde a terapia, um grupo de apoio ou trabalho, a prática de ioga, meditação ou exercício físico.

Definir limites

Os limites estão entre as barreiras mais importantes para o próprio bem-estar mental. Assim, ao estabelecer limites estará a proteger-se para que uma atitude que não a agradou não se repita.

Praticar a autocompaixão

É preciso muita paciência, autoavaliação, autoconsciência e trabalho mental para praticar a autocompaixão. Ser gentil e paciente consigo mesma é importante.

Saber quando fazer uma pausa

É normal que sinta, frequentemente, desânimo ou tristeza, incapacidade de trabalhar, distúrbios do sono, alteração do apetite, ansiedade, pensamentos acelerados. No entanto, é importante que saiba quando parar e fazer uma pausa.

Reservar espaço para os pais

Apesar de não ser responsável por curar a doença mental do pai ou da mãe, existem formas de os apoiar.

É importante que converse sobre a doença mental e faça perguntas, agende atividades em conjunto, desde uma caminhada, cozinhar, ver um filme, procure eliminar emoções negativas que possam surgir e encontre conexões com a comunidade, como um grupo de apoio, grupo de culinária, grupo de corrida, entre outros.