Como melhorar as hipóteses de conseguir um trabalho remoto

pexels-vlada-karpovich-4050320(1)

A pandemia da Covid-19 trouxe várias mudanças na nossa vida, nomeadamente no que diz respeito ao mundo laboral: quer na forma como trabalhamos, através maioritariamente do trabalho remoto, como na forma como arranjamos trabalho, especialmente com entrevistas virtuais.

Assim como existem alguns conselhos que deve seguir caso vá ter uma entrevista através de videochamada, também existem alguns truques para que essa mesma pesquisa seja realizada de forma mais eficaz.

Várias são as pessoas que ficaram desempregas e procuram por uma nova oportunidade, bem como outras que não têm medo de arriscar e procurar novos desafios profissionais.

Numa altura em que sabemos que o trabalho remoto é uma realidade cada vez mais assente, e quiçá que veio para ficar, é importante que atualizemos algumas informações no nosso Curriculum Vitae e até LinkedIn. Se, por outro lado, quer um trabalho remoto por receio de contactos sociais, essa informação também deve estar presente nas suas apresentações. Saiba quais.

Segundo o Huffpost, a procura por trabalho remoto quase triplicou desde março na plataforma LinkedIn, pelo que a procura por esta opção é cada vez mais desafiante e comum. No entanto, se esta é uma opção que pretende, convém que as suas informações espelhem essa vontade, não podendo apenas esperar por informar aos recrutadores dessa mesma intenção.

Uma das grandes armas que pode usar a seu favor é construir um perfil que demonstre bem as suas qualidades e produtividade em trabalhos remotos. “Deve elaborar um currículo tendo em consideração o que a empresa precisa e espera de você para ter sucesso na função”, afirmou ao mesmo meio a consultora de carreira remota Fabrizia Zanca.

Veja abaixo algumas dicas que a especialista enumera, para ter mais sucesso neste tema:

Currículum Vitae com linguagem específica

O primeiro conselho da especialista é que mostre, sempre, toda a sua experiência remota. “Provavelmente até tem mais experiência do que pensa”, sugere.

Já Brie Weiler Reynolds, coach de carreira, elucida que “se já trabalhou à distância com os seus colegas de trabalho, em fusos horários ou distâncias físicas, isso também conta como experiência. Se já trabalhou de casa ocasionalmente ou regularmente, isso também conta”. Se tem algum certificado online, se já fez voluntariado onde a maioria do trabalho era remoto, isso também conta como experiência valorizada num mundo digital. Inclua todas estas informações, onde mostra a sua experiência no digital. Não se esqueça de incluir todas as ferramentas digitais, como Windows e Excel, e de as destacar.

Carta de apresentação também deve ser ponderada

Nem todas as empresas pedem uma carta de apresentação, mas são bastante valorizadas em, por exemplo, candidaturas espontâneas. Destaque pelo menos um parágrafo para explicar o porquê de ser uma boa empregada a nível remoto. Não explique a razão pela qual quer trabalhar em casa mas sim de que forma é que esse trabalho pode ser produtivo e benéfico para o empregador. Dê exemplos concretos e não apenas desculpas como “quero ter mais tempo para algo”.

LinkedIn: não seja óbvia

Poderia parecer óbvio colocar no LinkedIn que procura um trabalho remoto, mas vários especialistas afirmam para não o fazer, porque esta descrição mostra que está apenas preocupada consigo mesmo e com os seus interesses pessoais, não parecendo disposta a pensar também na empresa em si e nos seus objetivos. No máximo, coloque algo como “Procuro novas [remotas/digitais] oportunidades”, não fazendo como que isso pareça quase que uma imposição. Não se esqueça de preencher todas as especificidades do perfil, para que o mesmo se destaque dos demais.