Como o sul da Europa vai ganhando terreno ao Japão na esperança de vida

Apesar de os japoneses serem conhecidos como os cidadãos centenários em todo o mundo, devido à elevada esperança média de vida que possuem, um recente estudo sugere que daqui a 20 anos não será bem assim. De acordo com investigadores norte-americanos, há um país que, até 2040, irá ultrapassar o Japão, tornando-se o cantinho do mundo onde os cidadãos viverão por mais tempo.

Que país é esse? Espanha. Sim, a nossa vizinha Espanha que, neste momento, se encontra na quarta posição do ranking de países com maior esperança média de vida, pode muito bem estar em primeiro lugar daqui a 20 anos. E porquê? Ao que parece, devido à dieta mediterrânea e ao bom serviço de saúde que fornece aos cidadãos, avançam os investigadores responsáveis pelo estudo Forecasting life expectancy, years of life lost, and all-cause and cause-specific mortality for 250 causes of death: reference and alternative scenarios for 2016 – 40 for 195 countries and territories, realizado no Instituto de Medições e Avaliação de Saúde (IHME), publicado no passado mês de outubro na revista científica The Lancet.

Esse mesmo estudo permitiu ao especialistas estimar que a população espanhola poderá atingir uma esperança média de vida de 85,8 anos, ultrapassando assim o Japão que apresentará uma média de 85,7 anos. A análise a 140 países possibilitou ainda prever que nas próximas duas décadas, o tempo médio de vida deverá aumentar em média 4,4 anos a nível global.

Para a avaliação e previsão da esperança média de vida em cada país, os investigadores tiveram em conta vários fatores de risco e doenças, tais como: o tabagismo, o alcoolismo e o tipo de alimentação, e ainda os números dos casos de cancro, sida e doenças respiratórias. No fim, os especialistas alertaram ainda para outros elementos que influenciam a qualidade e a durabilidade da vida da população mundial, mas que não foram tidos em conta neste estudo:“As nossas previsões sugerem um progresso contínuo na melhoria da da esperança média de vida. No entanto, essas previsões não têm em conta os potenciais efeitos das mudanças climáticas, exceto quando mediadas pela poluição do ambiente. […] A OMS [Organização Mundial de Saúde] estimou que a mudança climática causaria 250 mil mortes adicionais a cada ano até 2040”, pode ler-se no estudo.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a saber em que posição se encontrará Portugal, em 2040, e qual a esperança média de vida que terá. (De Portugal e não só).

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Palmira Cruz tem 100 anos e treina no ginásio todos os dias

Quer chegar a velha com saúde? Não pode comer nada disto