Rachael criou um guarda-roupa para vítimas de violência doméstica

Alica

Quem se lança na fuga, deixando para trás um agressor, nem sempre tem tempo de fazer a mala – por vezes, o melhor mesmo é recomeçar do zero, esvaziando a bagagem de más memórias, incluindo o guarda-roupa.

O hábito não faz o monge, mas um bom casaco e um bom par de sapatos ajudam a liderar uma dura caminhada. Pensamento sábio, transmitido por uma amiga que passara por semelhante castigo, e recordado pela escocesa Rachael Bews à BBC, também ela com um historial de agressões que a levou a voltar para casa dos pais, a abandonar um bom emprego e a despedir-se de todos os pertences.

Foi a pensar em outras vítimas de violência doméstica, em busca de confiança e a dignidade, que Rachael, criou a Alicas, uma alternativa nova em folha aos caridosos sacos com doações de roupa usada. A marca funciona como uma espécie de plataforma que sintoniza marcas dispostas a ceder peças, ou mesmo particulares que queiram livrar-se de algum artigo que permaneça no seu armário, e ao qual nunca tenham dado uso.

https://www.instagram.com/p/BoyQvOhgVSh/?taken-by=alicaslove

“Vestir as mulheres com amor” é o lema daquele que pretende funcionar como um guarda-roupa cápsula, ou kit de sobrevivência para os primeiros tempos de uma nova vida, contribuindo ainda para a redução do desperdício têxtil.

Mas há mais, como a imagem acima deixa antever. A Alicas, ou Ali’s Coat and Shoes, numa homenagem à tal amiga de Bews, aposta ainda numa linha de merchandising baseada em t’shirts cujos lucros revertem para este projeto. As ilustrações ficaram a cargo de Ej Cassidy.

Está nas suas mãos (e nos seus pés) fazer a diferença com estes atacadores