Como saber qual o decote que melhor combina consigo

Design sem nome
[Fotografia: Pexels/Rachel Claire]

Os decotes são uma parte importante da roupa. Podem ditar a formalidade de um conjunto ou servir como uma moldura para o nosso corpo. Alguns podem dar mais suporte para quem tem o peito maior, outros podem dar a ilusão de aumento para quem tem o busto mais pequeno. Alguns podem combinar para quem tiver a cintura mais marcada, outros para quem tiver os ombros mais largos, por exemplo.

O decote pode mudar, oticamente, a silhueta do nosso corpo, como o comprimento do pescoço, dar a ilusão de uma cintura mais marcada e fina ou o volume do peito. Portanto, é importante saber, antes de escolher o decote, a imagem que cada pessoa quer passar.

O decote com gola mais subida, o decote redondo, comum nas t-shirts, tende a encurtar o pescoço e aumentar o volume do peito. Então, se quiser evitar esse efeito, procure algo mais aberto, que deixe um pouco da clavícula visível.

O decote quadrado favorece quem tem ombros mais largos e, visualmente, reduz o volume do peito. Acentua as clavículas e cria um efeito linear na silhueta.

O decote de barco é, geralmente, não tão famoso entre as mulheres. Contudo, é dos preferidos de quem se segue por um estilo clássico. Este formato alarga os ombros, ajudando na relação ombro-anca, quando esta é mais larga.

O decote halter, com a gola mais subida e mangas mais cavas é favorável para ombros largos. Este formato encurta, de forma visual, o pescoço e reduz o volume do peito, para quem o tiver menor, e aumenta, para quem o tiver maior.

O formato assimétrico, que está cada vez mais famoso, é o que se adapta melhor a qualquer tipo de corpo. Pode equalizar proporções e desenhar linhas que não estão presentes.

O modelo “cai-cai”, semelhante ao halter reduz o volume do peito, para quem o tiver menor, e aumenta, para quem o tiver maior. Este formato também permite alongar o pescoço e a área do decote.