Como ser uma mãe ‘cool’. É isto que os filhos mais valorizam

crianças alimentação istock
[Fotografia: Istock]

Um estudo norte-americano revela atitudes e decisões que, aos olhos dos filhos, transformam as mães em pessoas interessantes. E se metade das progenitoras se preocupa com a forma como os filhos as veem, fica também claro o que não devem fazer para que o contrário não tenha lugar.

De acordo com o inquérito norte-americano citado pela OnePoll e que auscultou duas mil mães dos Estados Unidos da América com crianças entre os três e os 18 anos, quase metade (42%) fica zangado se as mães usarem, diante dos amigos, o diminutivo que é usado em casa. Quatro em cada dez não gosta de ouvir a progenitora a gritar pelo nome dos filhos em competições desportivas ou a dançar em público. Se o fizerem, o mais provável é ver as crianças a menear a cabeça.

Mas se metade da amostra considera que os filhos valorizam mais a comida, a verdade é que a análise encomendada pela revista de refeições saudáveis Sunset aponta outra direção: três em cada cinco miúdos diz que uma mãe “porreira” é aquela que ajuda nos trabalhos da escola e nas obrigações domésticas.

Relativamente à alimentação saudável, as inquiridas revelaram recorrer a truques como tornar a comida mais colorida (47%) ou apresentada sob formas originais (48%), e tudo isto para levar os filhos a ingerir alimentos de melhor qualidade. Mais de metade das entrevistadas reconheceu que as crianças ingerem refeições mais trabalhadas e sofisticadas do que as que preparam para elas próprias.

Relativamente a propostas alimentares, refere a análise que mais de seis mães em cada dez embalam frutas para um lanche, mais de metade apresenta batatas fritas e 46% diz dar vegetais. A maioria sonha poder integrar frutos vermelhos no cardápio infantil e juvenil por considerarem que melhoraria em muito a dieta dos filhos.