Como ter o nosso espaço quando estão todos em casa

pexels-energepiccom-313690(1)
[Fotografia: energepiccom/Pexels]

A escola começou e muitos também já deixaram o teletrabalho para voltar ao escritório. Mas, em tantos outros casos, trabalhar e estudar a partir de casa continua a ser uma realidade. E com tanta gente em casa, como garantir o nosso espaço?

Principalmente para quem tem um agregado familiar grande, nem sempre é fácil garantir um local de trabalho para cada um. E, por esse mesmo motivo, estudar ou trabalhar com vários outros barulhos e distrações à volta fica mais complicado. Mas não impossível.

Uns gostam de colocar música, outros preferem o silêncio, uns têm várias chamadas ao dia, outros falam enquanto escrevem. Mas, afinal, como conciliar uma casa cheia, em tempo de Covid-19, com as demais responsabilidades? Bem, existem alguns truques que podem facilitar a tarefa.

Ora veja abaixo quatro hipóteses que garantem o bom funcionamento familiar em horário laboral, mantendo à mesma a família unida e coesa:

Dividir o espaço de trabalho

Seja para estudar, ter aulas ou trabalhar, é importante que exista um espaço próprio de trabalho para cada pessoa, evitando assim que entrem pessoas indesejadas a meio de uma chamada, por exemplo. O primeiro passo é fazer um planeamento e uma divisão dos vários locais da casa, dividindo aqueles que são de trabalho e os que são de lazer. Definir horários e avisar a restante família de que irá ter uma aula importante ou uma reunião importante também é essencial, de forma a garantir (ou minimizar) os riscos de presenças ou barulhos indesejados. Esta divisão fará com que todos estão mais tranquilos e concentrados nos seus afazeres.

Regra da porta fechada

Ainda que não seja um hábito lá por casa, fechar a porta ajuda a minimizar ruídos e servir como sinalética de que, dentro daquela divisão, se está a trabalhar. Se, por outro lado, sente que precisa de um tempo só para si, para relaxar e ouvir música, por exemplo, esse momento pode ser aquele em que fecha a porta do quarto e apenas se dedica a si mesma. Seja para trabalhar ou para relaxar (que também é necessário), saiba que ter a sua privacidade é importante e ajuda a aguentar melhor uma casa sempre cheia de gente.

Jantares de família

Já que cada um precisa de ter o seu espaço individual, isso não quer dizer que os momentos em família e de lazer devam ser esquecidos. É importante que o agregado familiar não sinta que está a ser ignorado durante o resto do dia e que arranjem forma de se reunir uns momentos, todos os dias. O jantar é uma boa ideia para que a família se junte toda, mesmo que no resto do tempo esteja “cada um para seu lado”.

Arranjar um hobby só nosso

Seja corrida, meditação ou cozinhar, é importante (para a nossa sanidade mental) que cada membro da família arranje um hobby que faça sentido para cada um. Este é também o momento em que pode dedicar-se a si mesma, aprender algo novo, relaxar, descontrair. Se for possível e fazível, podem também arranjar um hobby enquanto família, arranjando mais um momento de convívio entre todos, fazendo frente ao resto do dia em que cada um precisa do seu espaço para se concntrar.