Como tirar fotografias à sua refeição como se estivesse num restaurante

pexels-ella-olsson-1640777 (1)
[Fotografia: Pexels]

Embora os restaurantes já tenham aberto ao público, com as devidas medidas de segurança devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, existe ainda quem prefira comer na segurança de sua casa. Mas isso não significa que não possa pedir take away dos seus restaurantes preferidos.

Se está sentada no sofá e deseja desesperadamente reviver a experiência do restaurante de outrora, incluindo fotos de pratos dignos de Instagram, deve considerar reservar um tempo para preparar a sua refeição de acordo com a necessidade.

Para Rishon Hanners, uma estilista de alimentos, estilizar a comida que encomenda traz-lhe uma sensação de normalidade: “pôr a mesa, sentar-me e acender algumas velas dá-me uma sensação de normalidade, mesmo que seja com comida de fora”.

A fotógrafa e estilista de comida Angie Mosier acrescenta que reservar um tempo para estilizar a sua comida é uma forma de homenagear a equipa do restaurante que preparou a refeição.

Mas se não sabe qual é a melhor forma de tirar fotografias à comida de forma que sejam dignas de publicar na sua página de Instagram, mostramos-lhe agora o que deve fazer, segundo o que estilistas de comida disseram ao The Huffington Post.

Comece por reaquecer a comida

Antes de começar a estilizar, reserve um momento para reaquecer a comida. Não só terá um gosto melhor, mas também contribuirá para a estética geral da refeição.

Se tiver encomendado bifes, por exemplo, pode colocá-los no forno por alguns minutos, sugere Rishon Hanners. Outra alternativa é colocá-los na frigideira para ajudá-lo a formar uma nova crosta.

Deixe o tipo de comida ditar que pratos deve usar

Se tiver algumas opções de pratos diferentes para escolher, deixe o estilo da comida determinar qual o prato a usar. “Se eu tivesse uma refeição com oito bifes, eu ia colocar num prato branco enorme e fazer do bife a verdadeira estrela”, disse Angie Mosier.

Se quer tirar fotografias, opte por pratos de cores neutras, se os tiver. “Isso permite que a comida seja a única coisa que brilha“, acrescentou Rishon Hanners.

Divirta-se a preparar a comida

Pode simplesmente empilhar a comida num prato e pronto, mas não tenha medo de usar a sua criatividade.

Digamos que tem uma proteína com puré de batata e um prato vegetariano como acompanhamento. Deixe a proteína ser a estrela, explica Angie Mosier, e pense em como o restaurante poderia tê-la servido.

Os amidos são uma boa maneira de colocar uma camada de base no seu prato e, em seguida, colocar todos os outros elementos em cima dele“, sugeriu Angie Mosier.

Adicione os seus próprios toques finais

Alguns restaurantes incluem as guarnições de que o seu prato precisa. Mas não deixe de adicionar os seus próprios toques. As ervas dão um toque de cor e o sal final adiciona alguma textura. Angie Mosier sugere adicionar um fio de azeite no final.