Como tirar nódoas difíceis e não perder as horas do costume a tratar da roupa

Todas as semanas a mesma coisa: o momento em que nos sentamos com o cesto da roupa suja ao lado e perscrutamos cada peça de vestuário à procura das famigeradas nódoas que resistem a todas as lavagens e a todos os truques de algibeira para as vencer.

E não é pouco o tempo que as mulheres – principais responsáveis da gestão doméstica – passam a cuidar desta parte do lar. Segundo uma análise do Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano, o tratamento da roupa é a terceira tarefa que consome mais tempo.

Os dados mais precisos apontam, inclusivamente, para uma média de 119 minutos por semana (duas horas) nesta lide doméstica. Por comparação, a mesma entidade reporta cerca de 28 minutos semanais nestes trabalhos levados a cabo por homens.

Estes vídeos mostram o bê-á-bá da desigualdade de género

E se lavar, estender, mudar e secar, passar e arrumar a roupa parece – e é – um trabalho que nunca tem fim à vista, quando se juntam nódoas – realidade que aumenta tenebrosamente quando o agregado tem crianças -, já não é só o tempo que conta. É a paciência e a gestão da frustração. Na galeria acima, apontamos 19 nódoas particularmente difíceis de tirar e que, quando não subtraem ainda mais minutos ao já parco tempo disponível.

Capa do livro ‘Solucionário’, de Madalena Villalobos [Fotografia: Facebook]
Dicas e conselhos simples e com produtos do quotidiano e que chegam do livro de Madalena Villalobos e que foi recentemente editado pela editora Contraponto. Em Solucionário encontrará ainda outras manchas que quase vencem a paciência e truques para combater os maus cheiros que se instalam no lar.

Licenciada em Design de Equipamento e Interiores no IADE, em Lisboa, Madalena tem trabalhado em áreas ligadas às artes decorativas e à produção, tendo sido também colunista, diretora de galerias de arte responsável por cenários em telenovelas. No currículo, lê-se ainda no livro, conta com a representação de arquitetos de interiores reputados como Manuel Figueroa y Danya.

Imagem de destaque: Shutterstock

Dicas para arrumar a cozinha em minutos

A igualdade começa em casa em 8 passos