Como tratar das botas e botins e preservá-las por mais tempo

botas
[Fotografia: iStock]

Não é só o conforto que leva a que usemos permanentemente o mesmo calçado durante dias a fio. Com este frio, serem quentes e aconchegantes são fatores decisivos que nos fazem andar, sem interrupções, com as mesmas botas.

Para que isso aconteça e para que elas durem mais tempo, é mesmo importante saber como cuidar, evitando degradação na sua estrutura, mas também nos materiais de que são feitas ou mesmo livres de bactérias e fungos.

Se quer que estes acessórios resistem, o tratamento tem mesmo de começar desde o início. Ou seja, desde o momento em que as compra. Informe-se bem sobre os materiais e compre os produtos indicados, evitando erros que deixe o calçado com marcas que arrisquem ser impossíveis de tirar.

Veja abaixo quatro dicas essenciais para preservar o seu calçado preferido

Proteger antes da estreia

São novas, brilham e há alguma impaciência em usar o calçado acabado de comprar. Tudo isso é verdade, mas se quer que dure, convém que os cuidados comecem logo à partida. Por isso, aplique um produto protetor para criar uma barreira, protegendo-as desta forma. As sapatarias têm muitas vezes soluções mais indicadas e que têm como principais funções proteger do pó e humidade.

Evitar a humidade

Seja porque degrada os materiais, seja porque é o ambiente certo para o desenvolvimento de bactérias e fungos, proteger o calçado da humidade é mesmo essencial. Portanto, é importante que as areje e que aproveite o sol – mesmo frio – para as deixar respirar. Quando tirar as botas, não as arrume imediatamente, deixe-as num local fresco onde passe o ar

Limpar com frequência

Caso tenham estado em contacto com pó ou mesmo sujidade, é importante limpá-las logo que possível com água e um pano de microfibra. Se forem de pele, deve protegê-las também com produtos indicados para que não fiquem manchadas. Há soluções mais caseiras como a mistura de água e vinagre branco, mas devem ser usadas com cuidados. Mas, atenção, estas soluções não se podem aplicar a botas que sejam de camurça, trata-se de material que requer cuidados especiais, vendidos na loja da especialidade.

Controlar danos

Frequentemente, sem darmos conta, vemos arranhões na pele ou mesmo danos mais profundos. Por isso, o melhor é cuidar logo que possa, passando o produto acertado para o tipo de material de que é feita. Se forem de camurça, deve tentar suavizar as marcas com uma lima das unhas, mas com cuidados e se grande pressão.