Como tratar escaldões em casa

Thermometer standing in the sand at the beach in very hot weather
[Fotografia: Istock]

Chegar a casa depois de um dia de praia e descobrir que tem várias partes do corpo vermelhas, devido a queimaduras solares, é um cenário que se repete várias vezes, para milhões de pessoas, durante o tempo quente. Sobretudo nos primeiros dias de regresso à exposição solar, que sucedem nos primeiros fins de semana com temperaturas quentes, como será o caso deste que começa em menos de nada.

Nos dias seguintes vem a dor e sensação de mal-estar. Além de incomodativos, os escaldões podem, a longo prazo, tornar-se perigosos para a saúde, acelerando o envelhecimento da pele e provocando cancro.

Evitá-los não é complicado nem exige que saiba uma fórmula secreta. Só não pode expor-se demasiado ao sol nem descurar a proteção de todo o corpo. E não se esqueça dos ombros, pés, joelhos, orelhas e couro cabeludo.

O desconforto causado pelas queimaduras solares pode prolongar-se durante alguns dias e acabar por lhe prejudicar as férias.

Abaixo pode encontrar algumas dicas, do site espanhol Enfemenino, que vão ajudar a prevenir escaldões. Caso já seja demasiado tarde, pode ver também o que deve fazer para tratá-los.

Para prevenir o escaldão

1. O ideal é evitar o sol das 12h00. Estar exposto à luz solar entre as 12h00 e as 15h00 pode aumentar o risco de vir a ter queimaduras solares, pois é a altura do dia em que os raios incidem com mais força.

2. Utilize um protetor solar com fator de proteção alto. O nível de proteção do seu protetor solar deve estar entre 30 e 50. Aplique o creme de duas em duas horas ou depois de ir ao banho.

3. Proteja-se também por dentro. Os alimentos ricos em antioxidantes que contêm vitamina E, licopeno, betacaroteno ou polifenol podem ajudar a reforçar a proteção da pele e a reduzir a sua sensibilidade perante o sol.

4. Proteja os olhos. É importante usar uns bons óculos de sol.

Caso já tenha um escaldão

5. Tome um duche com água fria e utilize um gel de banho neutro, sem perfumes, para limpar a zona da queimadura.

6. Depois do duche hidrate bem a queimadura aplicando um creme hidratante sem álcool nem perfumes.

7. Beba água com frequência. Ajuda a pele a regenerar-se.

8. Aplique panos húmidos na queimadura, caso seja especialmente dolorosa. Devem ser molhados em água fria e deixados em contacto com a pele durante cerca de 15 minutos.

9. Se a dor for muito intensa, tome medicamentos comuns como ibuprofeno ou paracetamol. Não é recomendável tomar aspirina.

10. Não aplique remédios caseiros como pasta de dentes ou vaselina sobre a queimadura.

11. Deve consultar um médico se a queimadura lhe causar demasiadas dores ou apresente sintomas como febre, dor de cabeça, arrepios ou náuseas.