Nascer menina é nascer a poder ser o que se quiser, inclusive piloto de avião. É esta a mensagem que a nova campanha da companhia aérea britânica easyJet pretende passar, com o objetivo de contrariar os estereótipos e aumentar o número de mulheres na aviação que, atualmente, é de apenas 5% em todo o mundo.

Sim, 95% dos pilotos (a nível mundial) são homens, continuando esta a ser uma profissão maioritariamente masculina. Uma realidade um pouco diferente na easyJet, onde 12% dos pilotos são do sexo feminino – percentagem que a companhia espera ver crescer até 2020, ano em que espera ter já uma presença feminina de mais 20%.

E porque não começar por incentivar as mulheres desde que elas nascem? Porque não mostrar a todas as meninas que elas podem ser aquilo que quiserem? Por isso mesmo, “Quem quer ser piloto de avião” é o mote da nova campanha da easyJet, encabeçada por uma piloto da companhia: Diana Gomes da Silva.

Num vídeo com cerca de dois minutos, Diana surge acompanhada de várias crianças de ambos os sexos, levando-as numa viagem de avião virtual. Uma experiência singular, em que tanto os meninos como as meninas se sentam no cockpit e se deparam com toda a realidade de um piloto, para quem o céu é o limite.

Após terminada a missão, os mais pequenos deram grandes testemunhos, revelando aquilo que consideram ser o mais complicado para um piloto. Entre todos, destaca-se o último, de uma menina que afirma: “Para mim não há nada que seja difícil” – veja o vídeo na integra mais acima.

A campanha foi anunciada esta quinta-feira, 11 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Menina. “O dia de hoje tem uma importância especial para a easyJet. Para conseguirmos mudar mentalidades em relação ao papel da mulher na sociedade e de forma a promover a igualdade de género, a easyJet gravou, em Portugal, esta campanha com o objetivo de sensibilizar os nossos clientes e a população em geral de que os direitos dos homens e das mulheres devem ser iguais e que a profissão de piloto não é só para homens”, avançou em comunicado Pedro Sousa, diretor de marketing da companhia para Portugal e Espanha.

[Imagem de destaque: DR]

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