Concurso Miss Ruanda suspenso após denúncias de abusos sexuais

pexels-kristal-tereziu-4385809
[Fotografia: Kristal Tereziu/Pexels]

O concurso Miss Ruanda foi suspenso na sequência de denúncias de que as concorrentes sofreram abuso sexual. O anúncio foi feito pelo Ministério da Juventude e Cultura e já após a prisão do organizador do evento em abril.

Dieudonne Ishimwe, 36 anos e ex-músico popularmente conhecido como Prince Kid, foi preso a 27 de abril sob a acusação de “crimes relacionados com agressões sexuais”, informou o Escritório de Investigação de Ruanda (RIB).

No comunicado divulgado na segunda-feira, 9 de maio, o Ministério da Juventude e Cultura informou que “o concurso de Miss Ruanda foi suspenso até a conclusão da investigação” sobre as acusações.

Ishimwe é suspeito de cometer agressões contra as ex-candidatas do Miss Ruanda em vários momentos, disse à AFP o porta-voz do RIB, Thierry Murangira, no momento da prisão. O antigo músico dirige a empresa Rwanda Inspiration Backup, que organiza o concurso Miss Ruanda.

A prisão ocorreu após a denúncia de que uma ex-Miss Ruanda tinha renunciado ao cargo de diretora de comunicações após quatro anos na empresa.

O certame Miss Ruanda integra o concurso global de Miss Mundo desde 2016 e, no site, apresenta-se como o principal competição de beleza da África Oriental.

Com agências