Conferência de mulheres só com homens recua e abre palco a três vezes femininas

colegas trabalho corpo e mente dicas relação saudável ambiente
[Fotografia: Gleen Carstens Peters]

Depois da polémica em torno da conferência que iria apenas ouvir homens a falar sobre as dificuldades das mulheres no mundo empresarial, excluindo-as do debate, e para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Conferência Empresarial Portuguesa (CIP) recua e alarga o painel à presença de rostos femininos para debater o tema.

“Já corrigiram o tiro. Tendo sido mal percecionados, obviamente somos sensíveis ao que a sociedade nos transmite”, diz António Saraiva. O presidente da CIP explica ao Delas.pt que houve alteração no programa, passando a incluir as mulheres num debate em que elas eram o tema, mas não seriam ouvidas.

“Teremos a própria presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, teremos a nossa vice-presidente da comissão executiva da CIP, Isabel Barros, da Sonae, a mulher no alto cargo na comissão executiva, e Rosália Amorim, moderadora do debate”, explica António Saraiva.

Assim, a 8 de março, a conferência prosseguirá com painel alargado, contando com duas mulheres e seis homens e com o tema debate redesenhado. As Mulheres e o Emprego: um Tema do Homem vai dar lugar a Desta vez: Emprego um Tema de Homens e Mulheres, como avança o presidente da CIP.

Anuncia a 3 de março, a conferência gerou indignação por apenas contar com homens num painel que iria discutir as dificuldades sentidas pelas mulheres nas empresas e por referir, no programa, que o objetivo era “desmaterializar o Dia da Mulher, celebrá-lo como um legado histórico e não como um dia de luta”.

António Saraiva fala em tentativa de comunicação “disruptiva”, “boa intenção mal comunicada” e que “falhou”. O objetivo era, refere o presidente, “colocar os homens no topo das empresas a falar o querem feito nas suas organizações para ter mais mulheres em altos cargos”, evocando o programa Promova, que visa “promover dentro das empresas a presença feminina a lugares hierárquicos superiores”. Porém, admite que, para lá das “intenções” é preciso dar voz, pelo que, acrescenta: “Resolvemos a trazer as mulheres para cima.”

António Saraiva, presidente da CIP [Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens]
António Saraiva, presidente da CIP [Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens]

No painel inicia e que se mantém vão estar António Saraiva, o CEO da Randstad Portugal José Miguel Leonardo, o presidente Executivo do Grupo José de Mello, Salvador de Mello, o presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos Paulo Macedo, o presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal José Luís Arnaut e o presidente do Conselho de Administração da Fidelidade Jorge Magalhães Correia.