Confinamento: Como rentabilizar o tempo para fazer exercício

Female Athlete Stretching Outdoors

A prática para o exercício físico é uma das exceções contempladas nos municípios que estão sob recolher obrigatório, mas pede-se que seja um momento o mais solitário possível ou apenas com membros do mesmo agregado e pelo menor tempo possível.

Por isso, a otimização do tempo torna-se agora uma prioridade para quem se exercita e é importante fazê-lo tendo em conta objetos concretos que se pretendem.

Seja para perder a barriga, para tonificar as pernas ou para aliviar o stress, veja algumas dicas deixadas por um treinador desportivo para obter os melhores resultados em contrarrelógio, sempre tendo em mente que a boa saúde física começa ainda antes de calçar os ténis: à mesa e com alimentação equilibrada.

Se o objetivo é diminuir a barriga, William Chanconie refere à revista francesa Madame Figaro que o ideal é conciliar exercício cardio, musculação e corrida. Para os que não são adeptos desta modalidade, a recomendação passa pela “caminhada de quatro cinco minutos com paragens para exercício rápidos de movimento do corpo como pranchas, levantamento dos joelhos até ao tronco”. Um processo que, estima o treinador físico, pode chegar à uma hora de duração.

Se o objetivo é tonificar todo o corpo por inteiro, então os exercícios de cardio e musculação voltam a ser a receita, recomendando o uso do equipamento urbano como escadas, lancis, bancos de jardim para exercitar as pernase fazer flexões.

Para a tonificação das pernas, os exercícios mais localizados podem ser a opção. “Subir escadas degrau a degrau, ou de dois em dois, irá ajudar a trabalhar os glúteos”, lembra o especialista em treino fisico à revista francesa. E prossegue: “É recomendável fazer também agachamentos com salto.”

Para um exercício que procure diminuir a ansiedade, Chanconie lembra que “quando se pretende aliviar o stress é preciso transformar primeiro a fadiga cerebral em física” e, para tal, uma marca rápida até meia hora de duração pode ser suficiente para ajudar a libertar as endrominas que vão aliviar a ansiedade.