Conflito na Ucrânia traz “risco económico à região e ao mundo”, diz diretora do FMI

Kristalina Georgieva
[Fotografia: Daniel LEAL / AFP]

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, alertou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, que a guerra na Ucrânia terá repercussões na recuperação económica mundial. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Georgieva disse no Twitter que estava “profundamente preocupada” e alertou que isso “adiciona um risco económico significativo à região e ao mundo”.

Aliás, os preços dos cereais e das energias já começaram a disparar esta manhã juntando-se a quebras colossais nas bolsas.

“Estamos a avaliar as implicações e estamos preparados para apoiar os nossos membros conforme necessário”, acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, iniciou sua invasão da Ucrânia na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, com bombardeamentos e incursões terrestres de tropas em várias partes do país, inclusive perto da capital Kiev.

Os ataques já causaram dezenas de mortes em apenas algumas horas e uma enxurrada de condenações e reações internacionais.

Estão previstas várias reuniões de emergência: o G7 está em reunião por videoconferência, os 27 estados-membros da União Europeia estão a reunir-se esta tarde de quinta, em Bruxelas, já a NATO convocou uma reunião para sexta-feira, 25.

com agências