Conheça a doença que está a deixar Gigi Hadid “demasiado magra”

Gigi Hadid não está demasiado magra, está doente. É a própria modelo quem o diz, em reação aos comentários mais recentes sobre o seu corpo, e é a própria quem explica em que consiste a doença de que padece e a forma como a afeta.

No início desta semana, a manequim sentiu-se obrigada a expor os seus problemas de saúde para calar as vozes críticas. Começando por criticar a falta de empatia de alguns dos seus seguidores e o desconhecimento de todos os fatores, Gigi Hadid contou que sofre de tiroidite de Hashimoto, doença autoimune que provoca a inflamação da glândula tiroide e que constitui uma das principais causas de hipotiroidismo.

A doença de que a modelo sofre afeta 1 em cada 1000 pessoas e ocorre com maior incidência nas mulheres, com idades entre os 30 e os 50 anos. Além dos fatores género e idade, há uma predisposição genética para a doença se desenvolver, apesar de não ser possível identificar uma causa única.

“Para aqueles que estão tão determinados em vir dizer porque é que o meu corpo mudou ao longo dos anos, o que talvez não saibam é que quando comecei aos 17 não tinha ainda sido diagnosticada com a doença de Hashimoto”, escreve a modelo num comentário na sua página do Twitter, acrescentando que aqueles que a designaram de “demasiado grande para a indústria” era “inchaço e retenção de líquidos devido à doença”.

Gigi Hadid prossegue nas explicações noutros tweets, onde conta que “nos últimos anos” tomou “medicação adequada para ajudar a aliviar os sintomas, que incluem fadiga extrema, problemas metabólicos, incapacidade do corpo para manter o calor, etc”.

Pele seca e pálida, inchaço do rosto, retenção de líquidos, dores musculares, menstruação com fluxo abundante e depressão são outros dos sintomas desta doença.

A modelo conta que, além da medicação, se submeteu a “um ensaio médico holístico” que a ajudou a equilibrar os níveis da tiroide.

Admitindo que “o stress e as viagens em excesso também podem afetar o corpo”, Hadid refere que sempre manteve a mesma dieta alimentar, mas que o seu corpo simplesmente o tolera melhor agora que a sua saúde também melhorou.

“Posso estar ‘demasiado magra’ para vocês. Honestamente, eu não quero esta magreza, mas sinto-me mais saudável por dentro”.

Gigi Hadid desfilou recentemente na Semana da Moda de Nova Iorque, que começou a 8 de fevereiro e termina no próximo dia 16.

Na galeria, em cima, veja imagens desses e de outros desfiles onde a modelo tem participado.

 

Nova Iorque: Assédio sexual está oficialmente fora de moda

Imagem de destaque: REUTERS/Andrew Kelly