Conheça os alimentos certos e errados para cada doença

constipação istock
[Fotografia: istock]

Tempo de frio e chuva, tempo de tosse, de constipações e viroses que atacam não só as vias respiratórias, mas também, nas raras vezes, comprometem o normal funcionamento do aparelho digestivo.

Numa altura em que o apetite tendencialmente diminui, é importante, para lá da ingestão obrigatória de água, de evitar alimentos que pioram a condição de saúde, trocando-os por outros com propriedades nutricionais mais coadjuvantes na reposição do normal funcionamento do organismo.

De acordo com a pesquisa recolhida pelo jornal online Huff Post, abaixo estão tipificados os tipos de alimentos que devem obrigatoriamente estar incluídos numa dieta de convalescença e os que têm um sinal vermelho, arriscando comprometer ainda mais a saúde.

Veja e escolha o que melhor se adequa aos sintomas. Opções que não podem, nem devem excluir a visita a um especialista caso os sinais se perpetuem.

Constipação ou febre: O ideal é evitar os espinafres por arriscarem desencadear sintomas alérgicos, bem como as nozes. Estas, apesar de serem saudáveis, têm nutrientes que nem sempre são de fácil digestão, o que, num organismo debilitado, pode não ser o melhor auxílio. O mesmo sucede com os brócolos. Apesar de serem ricos em vitaminas A e C e fibras podem comprometer o seu processamento. O melhor mesmo é ingerir pimento vermelho, rico em antioxidantes, é também anti-viral e anti-inflamatório. Também cogumelos como shitake podem ajudar a reconstruir o sistema imunitário. Escusado será dizer que a canja de galinha e os caldos são os melhores aliados.

Tosse e dor de garganta: As texturas ásperas e alimentos ácidos são de evitar para não irritar mais a já dorida garganta e não piorar ainda mais a dificuldade de engolir. Por isso, os vegetais crus e os citrinos estão automaticamente excluídos desta possibilidade. Por oposição, escolha antes ovos, ricos em vitamina D e zinco e, por isso, auxiliares ideais do sistema imunológico, e mel. Doce e de textura suave, atua diretamente na tosse.

Dores de cabeça: Há que evitar os queijos envelhecidos bem como a comida fermentada que, pelas suas propriedades nutricionais, acabam por ser vasodilatadores, potenciando ainda mais as dores de cabeça. A solução passa pela ingestão de proteínas magras como frango ou peru e alimentos ricos em água para hidratar toda a que o corpo possa perder. Por isso, desde pepino a melancia, estas asseguram ser boas opções.

Dores de estômago, enjoos ou diarreia: O leite, o feijão e os alimentos ricos em fibra estão claramente excluídos da dieta, se estiver diante destes sintomas. Já a aveia e o arroz branco podem ser os auxiliares perfeitos para travar uma diarreia, para além de que integram nutrientes que ajudam a recompor os sistema imunológico e a capacidade do corpo voltar a processar alimentos sólidos. As bananas, especialmente as que estão mais verdes, são também indicadas para estes casos porque ajudam na reconstrução da flora intestinal.