Conheça os benefícios da curcuma para a saúde e beleza

a
[Fotografia: Pexels]

Várias investigações e artigos publicados em revistas de nutrição e medicina comprovaram as propriedades benéficas da curcuma para a saúde e beleza. Esta raiz, conhecida pelo seu sabor amargo e cor dourada, tem vindo a ganhar uma grande notoriedade na Europa ao longo dos últimos anos.

Mas, apesar de só recentemente se ter tornado num dos ingredientes mais conhecidos nos países europeus, a curcuma tem sido utilizada há séculos, pelos asiáticos, não só para conferir um sabor exótico a uma variedade de receitas, como devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas.

Como tal, vários estudos têm sido realizados no sentido de perceber de que forma esta raiz faz bem à saúde e beleza. Se precisa de razões para começar a inserir a curcuma na sua alimentação, mostramos-lhe agora os seus benefícios.

É anti-inflamatória

A curcumina é um componente presente na curcuma, que combate a inflamação ao nível molecular e pode ser tão eficaz na redução da inflamação como os tratamentos com corticoide, de acordo com um ensaio clínico presente no jornal académico Phytotherapy Research. Ao reduzir a inflamação, é possível tratar doenças cardíacas, intestinais e outras, como artrite, Alzheimer e certos tipos de cancro.

É antioxidante

A capacidade da curcumina na curcuma é poderosa para neutralizar os radicais livres e até mesmo aumentar a atividade das enzimas antioxidantes que temos no corpo, de acordo com um artigo na publicação Antioxidants & Redox Signaling.

Este efeito aumenta as defesas do sistema imunitário (impede a passagem de vírus, fungos e micróbios), previne doenças e atrasa o envelhecimento do corpo, da pele e dos cabelos.

É um antidepressivo natural

Alguns estudos publicados no jornal científico European Journal of Pharmacology e na editora Springer Nature mostraram que o suplemento de curcumina produziu um aumento nos níveis de serotonina e dopamina (as hormonas da felicidade e do prazer) em algumas áreas do cérebro.

Por outro lado, um ensaio realizado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos mostrou que, após seis semanas de consumo de curcumina, os pacientes obtiveram resultados semelhantes aos do medicamento Prozac no tratamento da depressão.