Conheça os benefícios de fazer uma boa esfoliação na pele

iStock-1160334773 (1)
[Fotografia: iStock]

A esfoliação da pele tem sido um passo fundamental na rotina de muitas mulheres. Por um lado, porque depois da aplicação a pele fica imediatamente mais macia, mas também porque, com a esfoliação, obtém um momento de relaxamento e frescura agradável e libertador.

Porém, nem sempre esfoliamos a pele o número de vezes que deveríamos ou nas ocasiões certas. E quase nunca temos conhecimento da forma como uma boa esfoliação atua no nosso corpo e dos múltiplos objetivos que podemos cumprir aplicando-a no momento certo.

Para além de realizar uma limpeza mais profunda do que o normal, uma esfoliação bem realizada atinge a camada mais superficial da pele, alcançando um efeito único. É assim que Virginia Sánchez, diretora médica das clínicas de cirurgia estética espanhola, Dorsia, explica ao site S Moda.

A pele é formada por diferentes camadas que se renovam, aproximadamente, a cada quatro semanas. A camada mais superficial da pele, chamada de camada córnea, é formada pelas células mais antigas, que não contêm um núcleo e podem ser consideradas células mortas. Essas células desprendem-se naturalmente da pele. Dependendo de diferentes variáveis, como a área do corpo, os tratamentos cosméticos aplicados, a dieta ou mesmo a estação do ano, o tempo que demoram a desprender-se da pele pode variar”, refere.

Como tal, “os tratamentos esfoliantes da pele servem precisamente para acelerar a eliminação das células mais superficiais da camada córnea”, acrescenta a especialista.

A técnica mais conhecida e que pode fazer em casa “é feita a nível superficial com cosméticos que contêm grânulos que, aplicados por meio de massagem, ajudam a destacar a pele que deve cair”, destaca Virginia Sánchez.

“Poderíamos chamá-lo de micro esfoliação, porque só remove as células mortas das camadas mais superficiais da epiderme e pode ser conseguido mecanicamente através de massagens suaves de arraste com cosméticos”, diz Miguel Sánchez Viera, dermatologista membro da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia ao S Moda.

Mas existe algo na esfoliação que a torna imprescindível e um dos tratamentos mais solicitados nos centros de beleza: a sua capacidade de atender a um grande número de objetivos – que vão desde uma limpeza profunda, à prevenção de manchas e acne, estimulo da circulação sanguínea, maximização do bronzeado ou ainda um couro cabeludo saudável – com uma única aplicação.