Conheça os benefícios milagrosos do óleo de coco

A maioria das pessoas desconhece, mas o óleo de coco tem tantos benefícios para a saúde, bem-estar e beleza que devia mesmo estar presente na alimentação de todos. A garantia é da nutricionista Catarina Lopes, da Clínica Biscaia Fraga. Para a especialista, este alimento é uma verdadeira “gordura do bem” e “guardião da saúde”.

A gordura saturada que compõe o óleo de coco foi, durante muitos anos, vista como algo negativo para quem sofre de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Agora, aos poucos, essa visão tem vindo a mudar, com vários estudos e especialistas a garantirem que o óleo de coco é essencial o bom funcionamento das membranas celulares e dá energia aos principais órgãos do corpo humano.


Leia também o artigo: Cheesecakes originais e saudáveis


“Além de tudo isto, o óleo de coco já é usado há algum tempo nas fórmulas infantis, pelo facto de ter na sua constituição ácido laúrico, um ácido gordo encontrado no leite materno. Este ajuda a destruir as camadas de gordura que protegem de vírus, bactérias e protozoários”, explicou ao Delas.pt Catarina Lopes.

Contudo, a nutricionista deixa um aviso: “Nem toda a gordura saturada é igual. O consumo excessivo de gordura saturada animal pode aumentar o colesterol total, assim como os óleos vegetais.”

No caso do óleo de coco em concreto, este problema não existe pois não contém colesterol, não se deposita no organismo como gordura, é de fácil ingestão e, como aumenta o metabolismo, pode levar à perda de peso. Veja, na galeria de imagens acima, todos os benefícios do óleo de coco.