Publicidade Continue a leitura a seguir

Conhece a alimentação intuitiva? Um regime que pode ajudar a levar uma vida saudável

[Fotografia: Unsplash/Spencer Davis]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Evelyn Tribole e Elyse Rech criaram o conceito em 1995 segundo o qual os autores estabeleceram que a pessoa que cumpre este regime deve alimentar-se quando tem fome e parar quando perceber que está saciada, evitando comer por ansiedade, stress ou frustração.

A alimentação intuitiva surgiu para ajudar as pessoas que têm descontrolos alimentares e uma dieta demasiado restrita. Com este regime conseguem comer o que querem quando querem, de forma equilibrada. Consiste ainda em desfrutar da comida, perdendo peso, sem grandes restrições no dia-a-dia.

É essencial saber utilizar a razão e a lógica para aplicar este conceito. Quando estiver a comer foque-se na fome e na alimentação que o corpo necessita e não nos maus hábitos de excessos alimentares acumulados ao longo dos anos. Oiça o seu corpo. Procure ter uma relação saudável com a comida.

Mantendo o foco e a consistência, a longo prazo, a alimentação intuitiva pode ajudar a relacionar-se melhor com a comida e a perder peso. Não faz magia, no entanto, mantendo uma dieta saudável a pessoa tem tendência a emagrecer.

A estação de televisão BBC avançou, segundo um estudo publicado Universidade de Minnesota, em 2012, que a alimentação intuitiva ajudava a manter o peso e a melhorar a saúde mental. Contudo, são precisos mais estudos para validar estas afirmações, tal como relatou o estudo da Universidade de Cambridge, em 2014.