Subir

Conhece o ‘Desafio da Maternidade’ no Facebook? É polémico

Conhece o 'Desafio da Maternidade' no Facebook? É polémico

Há um novo desafio no Facebook que já se tornou viral: chama-se “The Motherhood Challange” (O Desafio da Maternidade) e pede às mulheres para partilharem fotos delas com os filhos e usarem uma tag com o nome de outras mulheres, que considerem “super mães”, desafiando-as a fazerem o mesmo.

Acontece que este desafio está a causar polémica no Reino Unido. Todos concordam que não há mal nenhum em celebrar a maternidade, só que estão a excluir mulheres que não têm filhos (além dos homens). Daí que para muitos este seja um jogo insensível.

Nos últimos dias, a rede de apoio a mulheres que não têm filhos Gateway Women, no Reino Unido, foi inundada de mensagens de mulheres que se sentem excluídas do ‘Desafio da Maternidade’. Jody Day, fundadora desta associação, lamenta ao site Mashable que o jogo no Facebook “parece ter trazido ao de cima o pior da maternidade e das redes sociais, sem qualquer consideração pelo que possa sentir quem não foi desafiada por uma amiga (quer seja mãe ou não) e o que pode causar nas mulheres sem filhos por terem a sua timeline do Facebook inundada, muito mais do que o habitual, de fotos das amigas com os filhos”.

Insatisfeitas estão também as mulheres que sofreram abortos espontâneos. Muitas delas recorreram à associação de apoio Miscarriage Association para se queixarem. “Muitas delas sentem que também são mães, mesmo que este facto não possa ser reconhecido ou celebrado com fotos no Facebook. E elas adorariam ter tido a oportunidade de desfrutar da maternidade se os filhos estivessem vivos”, explicou à mesma fonte Ruth Bender Atik, presidente da associação.

Para se juntar ao coro de vozes críticas a comediante britânica Ellie Taylo, que não é mãe, decidiu celebrar a sua maternidade com uma série de fotografias divertidas, partilhadas no Facebook, deitada numa cama e agarrada a uma garrafa de vinho. As imagens tornaram-se rapidamente virais.

Oh babes, look! We made the paper! I am now retiring from public life on all the millions of pounds this has made me....

Publicado por Ellie Taylor em Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2016
B.C.M.