Conquista de Filipa Martins na ginástica faz duplicar turmas no Acro Clube da Maia

Olympics: Artistic Gymnastics - women's qualification competition, preliminary round
Filipa Martins na final de "All Around" nos Jogos Olímpicos de Paris [Fotografia: Lionel BONAVENTURE / AFP]

“Depois da participação de Filipa Martins na Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Paris2024, tivemos de aumentar, duplicar o número de classes de formação”, revela o diretor técnico do Acro Clube da Maia.

Lourenço França reporta o maior crescimento alguma vez notado no clube onde treina a atleta portuguesa de 28 anos e explica que a procura disparou nas classes dos 3 aos 5 anos e dos 5 aos 8 anos. “Numa das classes, tínhamos três grupos e vamos aumentar para seis e noutra tínhamos quatro e vamos duplicar para oito”, especifica. “Nesta altura do ano, as inscrições costumam ser mais altas, mas é um facto que notámos que há um crescimento de interesse grande por parte das meninas, sobretudo, das pequenas futuras campeãs da ginástica artística”, sublinha o responsável.

Uma procura que disparou depois do feito histórico cumprido por Filipa Martins ao conseguir qualificar-se, por Portugal, na final do concurso completo, All Around, de Ginástica Artística, na mesma categoria em que competiu ao lado da campeã norte-americana Simone Biles.

Lourenço França revela também que o incremento não disparou apenas na modalidade praticada pela ginasta natural do Porto. “O aumento da procura tem sido transversal a todo o clube: na Ginástica Acrobática e nos Trampolins, modalidade onde o Gabriel Albuquerque, que não é do nosso clube, obteve o melhor resultado de sempre para Portugal, ao terminar em quinto lugar”, explica o diretor técnico.”Um crescimento que gostamos de atribuir a Filipa Martins por ter tido um resultado tão bom”, vinca o responsável.

Até ao fecho de edição não foi possível chegar à fala com responsáveis da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, onde treina o atleta de trampolins de 18 anos, para perceber o impacto da conquista histórica que também ele obteve.

Quanto a Filipa Martins, que arrecadou o melhor resultado de sempre para a ginástica portuguesa ao obter o 20º lugar no “All Around”, é tempo de repouso. “Agora quero tirar férias, recuperar o corpo e acabar o mestrado”, afirmou a atleta à chegada ao Aeroporto Sá Carneiro após os Jogos Olímpicos. Quanto ao futuro e à possibilidade de tentar integrar a comitiva a Los Angeles 2028, a ginasta remete a decisão para “mais tarde”. “Lá para a frente, é pensar no que fazer”, acrescentou na mesma ocasião.