Consumo de café pode influenciar e aumentar as compras por impulso

café
[Fotografia: Pixabay/ Pexel]

Apesar de uma simples chávena de café e compras parecerem não ter relação, investigadores da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos da América, concluíram que ambas podem estar, afinal, ligadas.

Um estudo levado a cabo por aquela entidade comprovou que quem bebe uma chávena de café antes de fazer compras acaba por gastar 50% mais dinheiro e comprar 30% mais do que quem não consome cafeína.

A justificação para tal, de acordo com os especialistas, prende-se com o facto de cafeína ser um estimulante poderoso e que liberta dopamina no cérebro, ou seja, leva a um aumento de impulsividade e diminuição de autocontrolo, o que pode resultar, por exemplo, num aumento de compras.

De forma a atingirem estes resultados, os cientistas instalam uma máquina de café na entrada de uma loja de artigos para casa, em França, e numa loja em Espanha.

Ao entrar nas lojas, mais de 300 pessoas receberam um copo de cortesia e cerca de metade pediu um café com cerca de 100 mg de cafeína e os restantes descafeinado ou água. Os resultados mostraram que as pessoas que consumiram cafeína compraram mais artigos e gastaram mais dinheiro que os outros.

Outra conclusão diz respeito ao tipo de itens que estes compradores adquiriram. Por exemplo, quem bebeu cafeína acabou por comprar mais itens não essenciais como velas aromáticas, entre outras. Já em relação a compras utilitárias as diferenças foram poucas.

Foi feito ainda uma experiência em laboratório com compras online. Um grupo de 200 alunos de uma escola de negócios foi separado em grupos de pessoas que bebem cafeína e não. Depois, cada um teve que escolher o que comprar de uma lista de 66 opções. Quem consumiu cafeína acabou por fazer mais compras de impulso.