Contagem de calorias? Não. O menu deste restaurante mostra pegada de carbono

pexels-ella-olsson-1640772
[Fotografia: Ella Olsson/Pexels]

O restaurante vegetariano The Canteen, em Bristol, no Reino Unido, passou a incluir no seu menu a contagem dos gramas e quilos de dióxido de carbono emitidos para cada proposta do menu que apresenta. Uma medida que pôs em marcha no final de julho e que quer convocar a consciência para o impacto ambiental presente nos alimentos e pratos escolhidos.

Pakoras – legumes fritos em farinha de grão de bico – cenoura e beterraba com molho de iogurte emitem apenas 16 gramas de dióxido de carbono. Em contraste, as beringelas com miso e harissa – um molho norte-africano – acompanhadas de tabule e torradas temperadas registam 675 gramas emitidas.

“Comer um hambúrguer produzido no Reino Unido pode gerar até três quilogramas de carbono equivalente”, lê-se no menu do The Canteen, citado pela agência AFP, especificando que é “10 vezes a quantidade da alternativa vegana que apresenta”.

contagempegada carbono dióxido de carbono calorias menu
[Fotografia: The Canteen/Pexels]
A medida começou a ser pensada na sequência da informação deixada, em abril, por especialistas que integram o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e que indicava que a escolha de uma dieta mais baseada em legumes e verduras poderiam diminuir a pegada ambiental.

A contagem de emissões de dióxido de carbono neste restaurante é feita com a ajuda de uma empresa especializada para o efeito, a MyEmissions. Segundo revela a AFP, o cálculo é feito com a análise dos produtos usados desde o cultivo até à embalagem, passando pelo processamento e transporte.