Copo menstrual: vantagens, medos, truques e dicas

pexels-cottonbro-3737819(1)

Nem todas o experimentaram, mas já todas ouvimos falar dele. O copo menstrual está há cerca de onze anos no mercado e, se no início parecia uma promessa de outro mundo e um ser estranho, tem-se vindo a popularizar cada vez mais. Mas, afinal, quais as suas vantagens? Quais os principais medos e dúvidas das mulheres? O Delas.pt desmistifica tudo.

Antes de mais, é importante entender o que é um copo menstrual. Em suma, é uma alternativa aos clássicos produtos como os tampões e os pensos, sendo este um produto reutilizável, livre de químicos e que não absorve o sangue mas sim recolhe-o. Este copo é introduzido no canal vaginal, assim como o é um tampão, e, uma vez dentro do corpo, retoma a sua forma original, ajusta-se ao corpo, forma vácuo e recolhe o sangue perdido durante a menstruação. Mas porque é que esta é uma boa alternativa?

O Delas.pt entrevistou a responsável de marketing da marca, em Portugal, dos copos menstruais da marca Enna Cycle, Vânia Martins, que nos explicou não apenas as maiores dúvidas e receios das mulheres como também nos deu vários pontos positivos e conselhos para a utilização deste produto.

[Imagem: DR]

Se, no início, este objeto causava bastante confusão, por ser um produto totalmente desconhecido e inovador, aos poucos foram-se fazendo cada vez mais evoluções nele. Nomeadamente, um copo menstrual smart que, através de uma aplicação para o telemóvel, consegue dizer-lhe quando é a altura de trocar o copo, por exemplo. Mas, afinal, o que é que esta marca pode trazer de ainda mais diferente?

Enna Cycle: dar resposta aos medos das mulheres

Em primeiro lugar, esta marca foi criada e pensada por duas mulheres, sendo o produto operacionalizado em Espanha e tendo chegado recentemente a Portugal. De entre vários pontos, ressalva-se o facto de ser um produto que tem garantia de devolução; cujo kit traz uma caixa para esterilizar o copo, o kit é também composto por dois copos em vez de um; é o primeiro copo menstrual com aplicador e, ainda, tem um fio que permite que a mulher descubra mais facilmente onde está alojado o copo (tal como um tampão também o tem). Mas vamos por partes.

Uma vez que já existiam várias marcas de copos menstruais, o objetivo de criar a Enna Cycle foi o de desenhar um copo que desse resposta à maioria dos receios das mulheres. Para isso, foi realizado um estudo de mercado que pretendeu entender quais os maiores entraves e barreiras que as mulheres colocavam para a não utilização deste produto, tentando encontrar formas de as contornar.

E se o copo desaparece no nosso corpo?

Esta era uma das grandes questões das mulheres, “muito devido ao facto de ainda não se entender muito bem como é a nossa própria anatomia. As mulheres ainda não conhecem bem o seu corpo”, começa por explicar Vânia Martins. “Uma das maiores barreiras são mesmo os nossos nervos, que acabam por dificultar o processo de remoção do copo. Mas, para fazer face a essa barreira, a Enna criou um fio no final do copo, que embora não sirva para puxar, como é o caso dos fios dos tampões, uma vez que é de silicone e parte-se, serve sim para que seja mais fácil de localizar o copo”, reitera.

[Imagem: DR]

“Se o entrave é o medo de que o copo se perca no interior, então pensou-se em criar um fio que servisse como guia. Portanto, o fio fica ligeiramente fora da vagina e, ao querer retirar o copo, sigo o fio com os dedos até chegar à base, rompo o vácuo e puxo o copo”, explica desde logo o truque. Este fio é, acima de tudo, uma ajuda à barreira psicológica que as mulheres criam sobre o produto.

O medo de colocar o copo

A pensar nas mulheres que receiam a dificuldade de colocar o copo no interior do canal da vagina, a Enna Cycle foi também o primeiro e único copo menstrual que desenvolveu um aplicador [imagem abaixo]. Existe para os tamanhos S e M, sendo que o tamanho L ainda está a ser estudado um aplicador que funcione, devido às suas dimensões.

[Imagem: DR]

O aplicador tem como objetivo facilitar o processo de colocação do produto, rompendo com mais uma das barreiras pelas quais as mulheres são tão reticentes em utilizar este método.

Sobre o retirar o copo, o principal conselho de Vânia Martins é, efetivamente, o controlo dos nervos, que acaba por ser o principal entrave à sua remoção. Se a pessoa vir que está bastante nervosa, acaba por contrair-se mais e o copo acaba por ficar mais preso e subir. Desta forma, tente primeiro acalmar-se e depois, sim, volte a tentar, aconselha.

Recorde-se que deve ter sempre as mãos bem lavadas e desinfetadas antes de mexer e colocar o copo menstrual.

O investimento

Outro entrave que as mulheres colocaram é o investimento necessário para um copo menstrual. A rondar entre os 37€ a 42€, o kit da Enna Cycle vem com dois copos menstruais; um aplicador e ainda uma caixa que permite a esterilização do produto. E a melhor parte? Se o copo for usado de forma correta, pode durar mais de 10 anos, aguentado no mínimo 120 esterilizações sem degradação do produto. Em menos de um ano, o nosso investimento acaba por compensar. Sabemos que o copo precisa de ser trocado quando começa a ter fugas ou alguns desgastes.

Outro dos receios, que acaba por estar ligado a este, é o de falhar no tamanho do copo, sendo que o investimento passaria a prejuízo. Por esse mesmo motivo, a marca desenvolveu no seu site uma calculadora de tamanhos, que permite que as mulheres respondam a algumas perguntas e sejam aconselhadas com o tamanho mais correto para si. Estas questões forem desenvolvidas por profissionais como ginecologistas e fisioterapeutas pélvicos, que analisaram quais os fatores importantes a ter em conta na hora de decidir o tamanho do copo.

E se, mesmo assim, o tamanho falha?

E aqui entra mais um dos fatores que faz desta marca inovadora: garantia de troca. Se a mulher compra o copo aconselhado pela calculadora e mesmo assim é incómodo ou tem fugas, a cliente pode entrar em contacto com a marca, explica a situação e ativa a garantia de devolução.

Depois de um aconselhamento onde se tenta perceber se o problema é mesmo o copo ou se é por uma questão de a pessoa ainda não se ter habituado à sua colocação, as mulheres podem pedir, de forma gratuita, a troca do produto por um outro tamanho.

A Youtuber e influenciadora Inês Rochinha fez, recentemente, um vídeo a explicar quais as suas maiores dúvidas sobre este copo menstrual e o seu feedback do produto:

Outro entrave: a esterilização do produto

Sabemos que é necessário, pelo menos uma vez por mês, após cada ciclo menstrual, fazer uma correta esterilização do copo menstrual. Muitas mulheres queixavam-se que precisavam de comprar ou ter apenas uma panela ou fervedor que servisse apenas para aquele feito.

A pensar neste dilema, a marca desenvolveu uma caixa própria que para além de servir para transportar o copo na mala para qualquer sítio (como o caso de ter de trocar o copo numa casa de banho pública), serve também para a higienização da mesma. Basta colocar o copo dentro da caixa, colocar água lá dentro e colocar o produto por três minutos no micro-ondas. Este é um processo que deve fazer após cada ciclo menstrual.

Claro está que, a cada utilização, deverá sempre passar o copo por água corrente, podendo ou não colocar um gel íntimo para ajudar na limpeza.

Porquê dois copos menstruais e não apenas um?

A pensar na dificuldade que pode ser ir a uma casa de banho pública, por exemplo, e não ter por perto um local para lavar o copo, o kit da marca traz dois copos menstruais para que possa ter um colocado e outro previamente esterilizado dentro da caixa esterilizadora.

Assim, pode facilmente colocar o copo usado dentro desta caixa, fazendo a sua higienização posteriormente e conseguindo colocar um novo copo em qualquer altura e em qualquer local. Se, por acaso, não tiver os dois copos consigo, poderá esvaziar o copo usado e passar papel no mesmo, sem passá-lo por água, caso seja mesmo necessário.

Ter o copo 12 horas: dá para todas?

O conselho da marca é que não se use o copo durante mais de 12 horas seguidas, sendo que o deve retirar, higienizar e voltar a colocar. Mas será que estas 12 horas funcionam para toda a gente?

“Primeiro que tudo, depende do fluxo de cada mulher e também dos dias da menstruação, porque existem dias em que o fluxo acaba por ser maior”, explica a representante da marca ao Delas.pt. O mais importante é a mulher ter conhecimento sobre o seu próprio corpo, tentando entender e adaptar-se consoante as suas próprias necessidades.

A grande maioria das mulheres tem sempre a sensação de que tem muito fluxo, uma vez que materiais como pensos ou tampões são absorventes e, por isso, acabam por espalhar a menstruação e fazer com que pareça muito mais do que na verdade é. Muitas mulheres afirmam só ter ganho real noção do seu fluxo (quantidade e aspeto) após a utilização de um copo menstrual, uma vez que este recolhe o sangue e não o absorve.

Para facilitar estes cálculos, dizemos desde já que o copo de tamanho M da Enna Cycle consegue recolher 20ml de menstruação, o que equivale a quatro tampões, uma vez que um tampão normal tem a capacidade de absorção de cerca de 5ml.

Impacto económico e ambiental

Em média, uma mulher pode utilizar até 12 mil descartáveis ao longo da sua vida fértil, o que é uma pegada ambiental bastante significativa. Recorde-se que um aplicador e um tampão podem durar até 300 anos a decompor-se, sendo que uma mulher pode chegar a gastar até 20 tampões durante apenas um ciclo, afirma Vânia Martins.

Com o copo menstrual da marca, em cerca de 10 meses, temos o retorno do nosso investimento, comparando com a compra dos habituais descartáveis, sendo esta uma das principais razões pelas quais várias mulheres optam por este método, tendo também a preocupação por reduzir a sua pegada ambiental em mais vertentes que não apenas a via doméstica.