Cores, padrões e modelos. Como escolher o biquini certo para o seu corpo

Three beautiful girls having fun on the beach
{Fotografia: Istock]

Mais subidos, mais cavados, mais simples ou complexos, a escolha de fatos de banho e de biquínis vai muito para além da moda. O gosto é essencial, mas, respeitando-o, nem sempre ele é o fator decisivo que pode levar a escolhas mais acertadas e capazes de fazer brilhar o corpo. E deve conhecê-lo bem para que tome as opções mais acertadas.

Ao Delas.pt, as responsáveis das marcas portuguesas Latitid e Canté explicaram quais os detalhes a que se deve prestar toda a atenção na hora de comprar um fato de banho ou um biquíni. Acompanhando as tendências, coloque-as a favorecer as curvas nos areais, sabendo que ter um fato de banho ou um biquini preto no armário é essencial até porque o básico é mesmo indispensável.

Quanto a padrões, a Latitid lembra que é importante ter atenção porque “quanto mais marcantes forem, mais depressa nos fartamos deles”. Já a Cantè, olhando para as cores, recorda que “os tons escuros ajudam a ‘esconder’ imperfeições enquanto as cores claras realçam”.

Ancas

“Os biquinis com laços nas cuecas favorecem as pessoas com ancas estreitas e com o tronco mais curto. Os que têm cuecas largas dos lados são mais indicados para quem tem tronco alto, não marcam e são muito confortáveis”, refere a porta-voz da Latitid ao Delas.pt.

Por seu turno, a Cantè aconselha a que “quem quer disfarçar a anca, os modelos com cuecas de laterais mais largas ou duplas” podem dar a ajuda necessária.

Peito

Perfeita simbiose entre a praia e o fim do dia, a escolha de beachwear com parte superior em top vai ajudar a fazer transição entre esses dois mundos sem qualquer choque. E com vantagem para quem tem seios grandes. “Estes modelos favorecem quem tem o peito grande e é ideal para usar com calções de cinta subida se for almoçar ao restaurante da praia”, refere responsável da Latitid.

Para mulheres com essa mesma característica, a Cantè acrescenta que “o ideal são modelos que tenham aros que ajudam a garantir que os seios estejam bem sustentados, e também disfarçam o volume”.

Pelo contrário, para quem tem pouco peito as melhores opções passam por “modelos de tops com cortes tipo faixa”, refere a porta-voz da Cantè. É por aqui que a Latitid também encaminha as mulheres. “Os biquinis cai-cai geralmente só favorecem quem tem pouco peito, sendo ideais para tirar as marcas do sol”.

Cintura

Numa altura em que as cuecas subidas estão de volta em força, o modelo vem ajudar as mulheres que têm cintura marcada a vejam ainda mais acentuada, como refere a Latitid. “As cuecas de cintura subida são uma ótima opção para quem não quer usar fato de banho”, refere a Cantè.

Para quem queira parecer mais alta, os fatos de banho podem ser a solução ótima. “Alonga a silhueta e é ideal para pessoas que queiram alongar o tronco”, afirma porta-voz da marca Latitid.

Que febre é esta dos biquínis? O fenómeno das marcas portuguesas de roupa de banho