Coronavírus: Saiba como aliviar os sintomas de uma crise de ansiedade

iStock-521815364
[Fotografia: iStock]

Enquanto o país está de quarentena voluntária devido ao número crescente de infetados pelo novo coronavírus, é normal que surjam preocupações de como o futuro vai ser. Há quem tenha tomado algumas precauções excessivas e há ainda quem sinta medo e ansiedade de sair de casa.

Apesar de a melhor solução para parar a propagação do Covid-19 seja ficar em casa, nem sempre isso soa a boa notícia para todos. Muitos são os que têm dias preenchidos e que, de uma certa forma, conseguem distrair-se e abstrair-se momentaneamente dos seus problemas.

Mas agora que estão em casa, há mais tempo para pensar em tudo. Juntando-os às preocupações provenientes de um inimigo à solta como o novo coronavírus, o risco de ter uma crise de ansiedade torna-se maior.

Covid-19: Psicólogos com ‘site’com respostas sobre ‘stress’ e isolamento

Perante esta situação, há aspetos que deve ter em conta para tentar conseguir aliviar alguns sintomas de uma crise de ansiedade. Leia as recomendações deixadas por especialistas à revista espanhola SModa.

Procure identificar pensamentos que podem causar desconforto

Estar constantemente a pensar sobre o coronavírus pode causar o aparecimento ou o aumento de sintomas que podem provocar o seu sofrimento emocional. Tente identificar esses pensamentos e elimine-os.

Reconheça as suas emoções e aceite-as

Se for necessário, partilhe aquilo que está a sentir com alguém próximo. Desta forma vai encontrar a ajuda e o suporte que são imprescindíveis neste tempo de quarentena.

Não acredite em tudo o que lê na Internet

Conhecer os factos verdadeiros sobre a pandemia vai fazer com que não fique preocupada por informações falsas que possam surgir as redes sociais. Evite informações que não provêm de fontes oficiais.

Siga as recomendações e medidas preventivas

Confie nas recomendações que são dadas pelo Governo. Já que são eles que têm toda a informação da evolução do novo coronavírus é importante que siga as medidas de prevenção indicadas. Se confiar nestes aspetos, vai reduzir as preocupações que podem provocar pânico e ansiedade.

Faça exercício físico

Mesmo de quarentena, há atividades que pode realizar em casa. É sabido que fazer exercício físico traz benefícios à saúde física e mental. Descarregue as suas frustrações ao fazer estas atividades e vai sentir-se melhor.