Coronavírus: Saiba se os sacos de compras reutilizáveis são seguros

iStock-493631516 (1)
[Fotografia: iStock]

Desde que foi declarado o primeiro Estado de Emergência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a população foi aconselhada a manter-se em casa e grande parte dos centros comerciais encerraram portas. Por serem serviços essenciais, os supermercados continuam a estar abertos, obrigando a preocupações e cuidados adicionais devido ao risco de exposição ao novo Coronavírus.

Sendo um local notoriamente movimentado e cheio de produtos tocados por várias pessoas, é normal que quem vá às compras esteja preocupado com o risco de contrair a doença. É por essa razão que grande parte das pessoas opta por usar luvas e máscaras faciais nestes espaços.

Mas para além dos produtos, a população também se preocupa com o facto de chegar a casa e o saco das compras reutilizável poder estar contaminado. Cidades como São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos da América proibiram a utilização destes sacos numa tentativa de proteger os clientes e funcionários dos supermercados contra a disseminação do vírus.

Saiba agora quais os riscos que os sacos reutilizáveis ​​representam e que medidas deve tomar.

O coronavírus pode sobreviver num saco reutilizável?

As autoridades de saúde afirmam que o vírus se espalha através de gotículas transmitidas por tosse e espirros, que as pessoas próximas podem absorver pelo nariz, boca ou olhos.

No entanto, se as gotículas pousarem nas superfícies e forem apanhadas nas mãos de outras pessoas, podem espalhar-se ainda mais.

Embora permaneça relativamente desconhecido quanto tempo o Coronavírus resiste em sacos reutilizáveis, um estudo sugeriu que este pode sobreviver até três dias no plástico.

No entanto, o estudo acrescentou que a Covid-19 pode sobreviver por mais tempo em cartão e até dois a três dias em superfícies de plástico e aço inoxidável.

Deve limpar os sacos reutilizáveis?

Citado pelo jornal online britânico The Independent, Donald Schaffner, microbiologista e especialista em segurança alimentar da Universidade Rutgers, diz que sim e acrescenta que qualquer pessoa preocupada deve considerar guardar os sacos de compras no carro e lavá-los regularmente.

“Se está preocupado que os sacos possam ter Coronavírus, pode lavá-los. Também deve lavar as mãos depois de terminar de guardar todas as compras“, explica o especialista.

Os sprays desinfetantes podem ser utilizados para limpar os sacos reutilizáveis ​​antes de os guardar, mas se tiver um saco mais resistente, opte por o lavar com água morna e sabão.

Que medidas de proteção deve ter no supermercado?

Ir ao supermercado, neste momento é considerado uma atividade de risco, já que se vai misturar com outras pessoas. É por isso que só deve ir em caso de extrema necessidade e deve seguir as indicações do Governo sobre o distanciamento social, garantido que se mantém a pelo menos dois metros dos outros.

Há supermercados em Portugal que implementaram uma série de medidas para garantir que os clientes fiquem seguros durante as compras, incluindo a regulamentação do número de pessoas que podem estar dentro do espaço a um mesmo tempo.

Para além disso, os clientes são aconselhados a lavar as mãos antes e depois de ir ao supermercado, evitar tocar no rosto e usar métodos de pagamento sem contacto, sempre que possível.

Muitas pessoas também optam por usar luvas enquanto fazem compras, no entanto, é importante ter em conta que isso não impede que toque no carrinho e depois no rosto, o que pode transmitir o vírus.