Corretores: afinal, para que serve cada cor?

Olheiras, cicatrizes, manchas na pele ou acne. Estes são apenas alguns dos problemas de pele que queremos camuflar a todo o custo. As bases têm o poder de uniformizar a pele, mas não têm a capacidade de disfarçar de forma eficaz estas imperfeições do rosto – para cumprir esta função, existem os corretores.

Os corretores mais comuns – que a maioria das pessoas costuma ter no estojo de maquilhagem – são os típicos anti-olheiras tom de pele. Contudo, saiba que existem corretores com várias cores, cada uma para cobrir uma imperfeição específica. Estes corretores são usados essencialmente pelos maquilhadores profissionais, porém, hoje em dia, já estão mais democratizados (veja algumas das paletas de corretores com cores disponíveis no mercado no shopping acima).

Do verde ao amarelo, passando pelo lilás ou pelo laranja, este tipo de corretores – que devem ser aplicados antes da base – são um verdadeiro arco-íris. Cada tom tem uma função concreta, servindo para corrigir uma mancha de pele com uma cor específica. Como funciona? Uma cor é utilizada para neutralizar outra, ou seja, camuflamos uma imperfeição de uma certa cor utilizando um corretor com a cor oposta.

Mas, afinal, para que serve cada cor? O amarelo é utilizado para corrigir manchas mais roxas; o laranja para corrigir zonas mais escuras e azuladas; o lilás para camuflar manchas acastanhadas; o cor-de-rosa serve para iluminar imperfeições acastanhadas ou cinzentas; já o verde tem a função de corrigir as manchas vermelhas.

Estes produtos podem ser utilizados para anular as imperfeições da pele, mas o mais comum é serem utilizados para disfarçar as olheiras de uma forma mais eficaz. “Tem tudo a ver com a cor da olheira. Se tivermos um tom de olheira avermelhado devemos usar um corretor verde junto ao corretor de cor. Se a cor de olheira for mais para o roxo devemos anular com um corretor amarelo. Se for mais azul com um tom laranja”, explica a maquilhadora Joana Bernardo, ao Delas.pt.

Como aplicar este género de produto? Pode usar uma esponja ou um pincel. Mas, depois da aplicação, é conveniente que passe o dedo com pequenos toques para uniformizar o produto. Pode também aplicar o corretor “com os dedos em pequenos toques por toda a área da olheira, depois de aquecer o produto nas costas das mãos”, frisa a maquilhadora.

Antes de escolher os corretores mais adequados para si, atente à cor da sua olheira e às necessidades da sua pele. Pode optar também por aplicar as cores misturadas com o corretor de cor tradicional, que “deve ser sempre um tom abaixo da cor de pele”, explica Joana.

Imagem de destaque: Shutterstock

Brumas: um ‘boost’ de frescura para o rosto…e não só!

Beleza X tecnologia: 14 gadgets que vão deixá-la (ainda) mais bonita