Corrida para iniciantes: a velocidade certa e os benefícios

Corrida iniciantes velocidade benefícios saúde dieta atividade física
[Fotografia: Unsplash/Emma Simpson]

Decidiu dar um rumo novo à sua vida e está a dar os primeiros passos como corredor? Não se preocupe com o equipamento, pois mais importante que os acessórios é perceber a que velocidade deve ir.

Exigir demasiado do corpo pode levar a um enorme desgaste físico e mental, tal como revelou Mireia Tomás Lodeiro, licenciada em Ciências do Desporto, ao site El Mundo.

Por isso, tem de ser devagar e de forma progressiva, tendo em conta a sua idade e o estado de saúde. Segundo a especialista, os iniciantes devem manter um ritmo de seis a sete minutos por quilómetro. Com o hábito, vai conseguir fazer tempos melhores.

A licenciada lembrou que as pessoas que praticam desporto têm uma maior esperança de vida do que as que não exercem qualquer atividade física. A corrida ajuda a controlar o colesterol, os diabetes, a pressão alta, melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de ter doenças cardiovasculares.

Agora sim, sobre os acessórios. Deve comprar ténis adequados ao exercício e fazer alongamentos antes e depois da corrida.