Cortar faz mesmo crescer o cabelo?

Um dos mitos relacionados com o cabelo é a teoria de que este cresce mais depressa depois de cortado. Mas será que isto é mesmo verdade? O Delas.pt falou com especialistas para saber a resposta.

O cabelo não cresce mais depressa por ser cortado, o que acontece é que não quebra tanto depois do corte e por isso o seu crescimento torna-se mais visível” esclareceu, Fábio Oliveira, hair stylist da Redken.

Também Joana Oliveira, hair stylist e fundadora do cabeleireiro Hair Fusion, garante que cortar o cabelo não faz com que este cresça mais depressa, esclarecendo no entanto que um bom corte “evita que os fios de cabelo se partam e ajuda-o a ficar mais forte, o que acaba por ajudar o cabelo a ter um crescimento mais saudável e notório, mas não mais rápido”.

Desfeito o mito podemos agora, com segurança, dizer que estar sempre a cortar as pontas do cabelo não é sinónimo de um crescimento mais veloz, mas que ajuda a ter uma longa cabeleira mais saudável e menos quebradiça. Segundo Fábio Oliveira, mais importante do que cortar o cabelo antes de o deixar crescer é “deixar o cabelo preparado para o crescimento, ou seja, escolher um corte que funcione com o cabelo mais longo”.

Cortar o cabelo não é sinónimo de crescimento rápido mas é sinónimo de um cabelo mais forte e com mais vitalidade. A boa notícia é que existem produtos e cuidados que ajudam o cabelo a crescer mais saudável e bonito. Além dos champôs e máscaras pensados para estimular o crescimento do cabelo, existem ainda máscaras reparadoras e produtos fortificantes que tornam o cabelo menos quebradiço, tornando, por isso, o crescimento mais eficaz.

Veja na galeria alguns dos produtos que vão ajudá-la nesta difícil tarefa que é fazer o cabelo crescer.

Os penteados para usar com chapéu de cerimónia