Cortar o cabelo quando está seco? Há seis razões

É um dos hábitos culturais de beleza provavelmente mais enraizados: cortar o cabelo após estar molhado. Há, contudo, cabeleireiros que optam por fazê-lo quando ainda está seco. E se ainda não se deparou com essa possibilidade, é possível que seja confrontada com a técnica mais cedo ou mais tarde, sobretudo se é das que tem fios de cabelo muito finos ou muito lisos.

Hairstylists explicaram à edição da Vogue espanhola quais as razões que os levam a fazê-lo e quais os benefícios em aceitar uma proposta que – ainda – pode parecer inusitada. Há, porém, um detalhe da máxima relevância a ter em conta: quem o fizer tem de ter técnica e tesoura imaculadas para que tudo culmine num final feliz.

Para as mulheres que têm cabelo fino, esta técnica ‘a seco’ pode mostrar-se muito favorável no incremento de movimento natural ao corte final. “Pode ser uma boa ideia para cabelos finos e para não definir camadas, conferindo maior movimento e pontas mais desfiadas”, explicou Omar el Gharbawy, hairstylist do madrileno Studio C. Eduardo Sánchez, da Maison, também na capital espanhola, acrescenta um detalhe. Para o especialista, o corte seco em cabelos finos vai permitir criar e esculpir volumes.

Os cabelos muito lisos prestam-se, referem estes profissionais, mais a cortes em seco do que os restantes, sobretudo porque é possível evitar, desta forma, tesouradas mais marcadas, caso elas tenham lugar.

Os especialistas referem ainda que se o objetivo passa por fazer mudanças radicais de looks, cortar em seco evita o choque da surpresa quer para os cliente, quer para os cabeleireiro. Estes referem que se o cabelo estiver molhado, será mais difícil detetar e resolver de imediato os chamados ‘jeitos’ que todas as cabeleiras sempre têm.

Para quem fez alisamentos ou colocou extensões, sendo necessário fazer reparos, um corte seco vai permitir gerir melhor o volume necessário para tapar uma ou outra zona mais rarefeita de fios.

E para dissipar dúvidas de caráter técnico, Sánchez explica à revista que “cortar o cabelo quando está seco não é mais difícil do que quando está molhado, mas é preciso contar com uma boa base técnica e conhecer muito bem tanto as técnicas de corte como os diferentes tipos de cabelo, uma vez que requer conhecimento e experiência”, afirmou Eduardo Sánchez, cabeleireiro

Imagem de destaque: Shutterstock

Cortar faz mesmo crescer o cabelo?

Aprenda a lavar o cabelo como no cabeleireiro