Cortes de cabelo perfeitos para usar com máscara

Isolated through a mask caucasian girl with nice curly hair is posing sadly outside while looking to camera
[Fotografia: Istock]

Com a abertura dos cabeleireiros marcada já para esta segunda-feira, 4 de maio, e garantido o cumprimento de todas as regras de higiene e proteção para evitar a propagação do novo coronavírus, há muitos que os telefones dos salões de beleza voltaram a tocar, à procura de uma vaga.

Ainda que nem todos os serviços possam vir a ser integralmente prestados, como o buço ou barba e dependendo das garantias de proteção dadas pelos espaços, certo é que já se começa a pensar naquela coloração ou no corte de cabelo pelo qual se desespera há semanas.

No entanto, há um novo adereço para o rosto – com a obrigatoriedade do uso de máscaras comunitárias – que tem mesmo de passar a ser usado. Mas pode uma proteção destas fazer alterar o corte e o look que esperávamos? Ao Delas.pt, três hairstylists antecipam e sugerem os melhores cortes de cabelo para usar com máscara. E há soluções para todos os tipos de cabelo: curtos, médios ou compridos.

E se uns apostam mais na coloração, outros creem que o novo look vai emergir da irreverência dos anos 90 do século passado. Mas há quem também defenda que, com as chegadas das máscaras para os rostos de todas, as verdadeiras estrelas vão ser os acessórios de cabelo.

Pelo menos, é neste último aspeto que crê Rui Canento, proprietário do Hair Salon homónimo e que há anos que tem sido o hairtsylist de Bárbara Guimarães. “Os acessórios de cabelo, os ganchos, as bandoletes, que estavam um bocadinho adormecidas e que estavam a despontar no final do ano passado e agora este ano, vão emergir em força”, refere o cabeleireiro.

Bárbara Guimarães com o hairstylist Rui Canento [Fotografia: Facebbok] cancro de mama
Bárbara Guimarães com o hairstylist Rui Canento [Fotografia: Facebbok]
Não crê que as pessoas venham a estar preocupadas com a forma como o corte de cabelo pode tirar mais ou menos partido da máscara, mas reconhece que “há soluções e penteados mais funcionais”. “Acredito mais que as as senhoras façam um meio apanhado ou usem o cabelo de forma mais prática”, recorrendo a cortes que permitam por os fios atrás das orelhas.

Sobre a sua reabertura, Canento nota as suas clientes especialmente preocupadas com “os cabelos brancos e a coloração”. “Tenho imensas que querem pintar o cabelo, sobretudo os cabelos brancos. Tenho um cliente que me diz que nunca pensou em pintar em casa, mas fê-lo, sujou tudo e ficou pior que estava”, conta, entre risos.

Alexandre Carrilho, coproprietário do Salão do Bairro, que também se preparara para reabrir portas após quarentena, espera que as clientes ousem. E pede mesmo cores mais vivas, mais fantasia, e pequenos truques que facilitem e agilizem os cuidados do quotidiano.

Alexandre Carrilho [Fotografia: DR]
Alexandre Carrilho [Fotografia: DR]
Franjas, escadeados, camadas. É por aqui e pela inspiração dos anos 90 que Cláudio Pacheco, coproprietário do Chiado Studio. “As franjas dão um ar mais cool e moderno”, refere o cabeleireiro, que conta abrir o seu espaço lisboeta já na segunda-feira.

View this post on Instagram

#LorealProArtist

A post shared by Cláudio Pacheco (@claudiopachecohairstylist) on

“Se vamos andar de máscaras e rabo-de-cavalo, vamos deprimir imenso. Acho que se tivermos um ar cool ficaremos melhor e teremos, daqui a nada, as grandes marcas de mainstream a começar a fazer máscaras giras”, antecipa Cláudio Pacheco.

Mais ou menos ousadas e trabalhadas, veja as sugestões deixadas pelos cabeleireiros ao Delas.pt para a próxima fase da pandemia, sendo que todos cumprem um requisito: são práticos.

Cabelo curto:

“A Inês tem um corte pixie 20202, bem curto que se enquandra bem com máscara colorida”, diz Alexandre Carrilho. O diretor criativo e fundador do espaço Salão do Bairro sugere que se aproveite “a quarentena para motivar as pessoas que têm medo de arriscar a fazer cor para fazer a mudança para tons mais vivos, fantasia, ideais para a primavera e verão”, resume.

 

Cláudio Pacheco, coproprietário do Chiado Studio, crê que um corte curto em que se possa trabalhar o formato do rosto. “É um curto que não é excessivamente curto e acaba por emoldurar o rosto, permitindo a adaptação a rostos mais longos ou mais quadrados”, descreve ao Delas.pt. “É super-feminino e, quando encaixa uma máscara, quase criamos uma moldura com a franja e com as laterais ligeiramente mais compridas”, justifica.

 

Cabelo midi

O hairstylist Cláudio Pacheco traz para a frente a inspiração dos anos 90 do século passado para esta nova era pós-pandemia. “Temos, neste caso, uma franja mais curta e o facto de ser arredondada, confere ao rosto longo um look mais oval, o chamado rosto perfeito. Nesta altura das máscaras em que nos vamos sentir com ar mais pesado, tudo o que são cortes com este ar um pouco mais grunge, com mais camadas, saídos dos anos 90, mais escadeados, vão-nos dar outra vida.”

“A Diana tem um bob haircut já feito este ano, acima do ombro e com franja”, descreve o proprietário do espaço lisboeta Salão do Bairro. “É um corte prático e no qual o cabelo fica muito fácil de colocar atrás da orelha, dois passos que libertam o rosto para se poder colocar uma máscara à vontade”, justifica Alexandre Carrilho.

 

Cabelo maxi

“Para clientes que têm muita densidade capilar, mas que gostam de ter cabelo comprido, no caso da Ana rapámos a nuca, fizemos um triângulo invertido e retiramos todo o excesso de cabelo no interior”, conta Carrilho. O hairstylist conta que, de seguida, foi feito “um rabo-de-cavalo e dado volume à franja para alongar o rosto”. O diretor criativo do Salão do Bairro considera esta solução “ótima para o dia-a-dia porque o facto de ter o cabelo rapado no interior, e sem que se veja, permite que se possa usar amarrado à vontade, mantendo sempre o bom ar e sendo muito prático para colocar com máscara.

“Com máscara e cabelo comprido, vamos introduzir um escadeado giro, uma franja comprida, tudo, uma vez mais, um pouco saído dos anos 90, mas com upgrade para o pós-pandemia e ter um ar mais fresco”, sugere Cláudio Pacheco do Chiado Studio, em Lisboa.