Como se faz um vestido a partir de formas geométricas

A COS lança este inverno um livro de costura que é também um statement de moda sobre a simplicidade. O livro Creating with Shapes tem como missão “partilhar a nova técnica com um formato COS”, como diz Karin Gustafsson, a diretora criativa da marca. É ela que nos fala do trabalho de Usha Doshi, que desde há dez anos faz parte do atelier da COS, que desenvolveu a “nova técnica” a olhar para as brincadeiras dos netos e que agora a reuniu em livro. A marca do grupo H&M mostra como se podem construir peças de roupa a partir de formas geométricas simples – triângulos, quadrados e retângulos – que são, na verdade, os cortes de tecido mais presentes na coleção que está agora nas lojas COS.

Este livro é um manifesto de simplicidade para a moda e a costura?
A técnica é bastante versátil a todos os níveis do design e pode ser uma ferramenta incrível quer para designers, quer para modelistas. Dá aos designers um ponto de partida simples para interpretarem na sua própria estética, criando algo único. O livro é um conjunto de ideias novas que permitem a criação de drapeados complexos e de detalhes estruturados sem recorrer a costuras e pinças, resultando num acabamento mais clean. Para os modelistas poupa-lhes muito tempo ao tentarem conseguir um determinado efeito para um designer. É uma ótima ponte entre os dois trabalhos.

Por que razão quiseram partilhar esta forma de construção de vestuário com o público?
Publicar Creating with Shapes foi uma oportunidade para podermos apoiar Usha Doshi, a minha tutora de mestrado no Royal College of Art, e partilhar a sua técnica com outros criativos. A coleção de 11 peças, que foi criada em paralelo com o lançamento do livro, é uma exploração única das técnicas de Usha Doshi a partir da perspetiva da COS. A coleção foi imaginada enquanto Usha Doshi brincava com os seus netos e descobria a técnica. De seguida organizámos um workshop de drapeados na COS durante o qual criámos guidelines ilustradas, criando uma vasta gama de formas e drapeados. Gostámos tanto da técnica que começámos imediatamente a desenhar peças de roupa que achámos que as pessoas iriam gostar.

Porquê publicar um livro como este?
Para nós, é muito entusiasmante termos a oportunidade de publicar o nosso primeiro livro, apoiar Usha Doshi e partilhar a sua técnica com outros criativos.

Todas as sete formas geométricas que usa no livro se adaptam a todos os corpos, a todas as partes do corpo?
Este método elimina o medo que acompanha a técnica de draping, dando aos modelistas um ponto de partida fantástico para a experimentação. Todas as formas têm qualidades diferentes e podem ser utilizadas para criar uma grande variedade de looks.

Como é que se sente quando vê a teoria que este livro apresenta transformada em peças reais da coleção da COS?
Sinto-me muito contente por poder partilhar esta nova técnica com a nossa audiência num formato COS.