Costa propõe mais mulheres e novos ministérios no novo executivo

António Costa
[Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens]

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e que tinha sob sua alçada a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, sobe a ministra de Estado. No cargo sucede Alexandra Leitão, de 46 anos, dirigente socialista, foi no XXI Governo Constitucional secretária de Estado da Educação e nas últimas eleições legislativas foi cabeça de lista do PS no círculo de Santarém.

O XXII Governo Constitucional apresentado esta terça-feira, 15 de outubro, pelo primeiro-ministro indigitado ao Presidente da República, prevê a entrada de duas caras novas. Uma delas é Ana Abrunhosa, que assume o novo Ministério da Coesão Territorial. Aos 49 anos, ela assume o cargo depois de ter presidido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, tendo ainda estado à frente da reconstrução em Pedrógão Grande, na sequência dos incêndios de junho de 2017.

Entre as subidas, destaque também para Ana Mendes Godinho para o cargo de ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sucedendo a Vieira da Silva. No XXI Governo Constitucional, a governante tinha a pasta da Secretaria de Estado do Turismo e, nas últimas eleições legislativas, tinha encabeçado a lista dos socialistas pelo círculo eleitoral da Guarda.

Na Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, de 49 anos, toma em mãos a pasta, sucedendo ao histórico socialista Capoulas Santos. Antes, era secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e tem vindo a integrar o secretariado nacional do PS. De saída está Ana Paula Vitorino do ministério do Mar.

Num novo governo em que 14 ministros seguram o lugar e há cinco novas entradas, há também mais mulheres à frente da equipa ministerial de Costa, constituindo um recorde desde o 25 de Abril. Ao todo, contam-se oito face a 11 homens, fazendo disparar o racio.

Dos atuais 29,4% no governo em exercício, as mulheres passam a representar 42,1%, segundo contas do Diário de Notícias, na composição do futuro governo proposto ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Novos ministros de Estado

A existência de quatro ministros de Estado é uma das principais novidades em relação ao XXI Governo Constitucional, uma opção que, fonte oficial do executivo, justifica como “um reforço do núcleo central” do executivo. A Mariana Vieira da Silva – a quarta nesta nova hierarquia – juntam-se Pedro Siza Vieira, Augusto Santos Silva e Mário Centeno.

“Com quatro ministros de Estado permite-se ao primeiro-ministro e ao ministro dos Negócios Estrangeiros assegurarem plenamente a condução da presidência portuguesa da União Europeia” em 2021, cita a agência Lusa.

Veja a lista completa

Primeiro-ministro – António Costa
Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital – Pedro Siza Vieira
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros – Augusto Santos Silva
Ministra de Estado e da Presidência – Mariana Vieira da Silva
Ministro de Estado das Finanças – Mário Centeno
Ministro da Defesa Nacional – João Gomes Cravinho
Ministro da Administração Interna – Eduardo Cabrita
Ministra da Justiça – Francisca Van Dunen
Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública – Alexandra Leitão
Ministro do Planeamento – Nelson Souza
Ministro da Cultura – Graça Fonseca
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Manuel Heitor
Ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues
Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Ana Mendes Godinho
Ministro da Saúde – Marta Temido
Ministro do Ambiente e da Ação Climática – João Pedro Matos Fernandes
Ministro das Infraestruturas e da Habitação – Pedro Nuno Santos
Ministra da Coesão Territorial – Ana Abrunhosa
Ministro da Agricultura – Maria do Céu Albuquerque
Ministra do Mar – Ricardo Serrão Santos
Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares – Duarte Cordeiro
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro – Tiago Antunes
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros – André Moz Caldas

CB com Lusa

Imagem de destaque: Rui Oliveira/Global Imagens

Assembleia da República vai ter mais uma dezena de mulheres