Costuma tomar anti-inflamatórios? É isto que vai acontecer aos seus músculos

Toma fármacos do grupo dos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e a aspirina, com regularidade? Segundo um estudo recente do Instituto Karolinska, na Suécia e uma das maiores universidades de medicina da Europa, este tipo de medicamento inibe bastante o crescimento muscular. Quem os toma e pratica exercício físico com regularidade tem duas vezes menos massa muscular do que quem não toma.

links_Smoothie

Para esta investigação, os cientistas suecos selecionaram 31 jovens saudáveis, entre os 18 e os 35 anos, e dividiram-nos aleatoriamente em dois grupos. Durante oito semanas os membros de um dos grupos tomaram, diariamente, 1200mg de ibuprofeno enquanto os restantes tomaram 75mg de aspirina. A par desta dosagem de anti-inflamatórios, os participantes do estudo fizeram exercícios de musculação, especificamente preparados para trabalhar as coxas, entre duas a três vezes por semana (na galeria de imagens acima pode ver exercícios que vão ajudá-la a ficar FIT em poucos dias).

Após este período de tempo os cientistas avaliaram variáveis como o crescimento muscular, a força e a influência dos anti-inflamatórios nos músculos. Concluíram que os elementos que pertenciam ao grupo que se ficou apenas pelos 75mg de aspirina viram os seus músculos aumentar duas vezes mais do que aqueles que tomaram 1200mg de ibuprofeno e a força, por sua vez, também foi prejudicada.

“Os resultados têm sido extremamente interessantes desde que o uso de anti-inflamatórios está globalmente difundido e isto é tão importante para indivíduos comuns como para atletas de elite“, explicou Tommy Lundberg, investigador do departamento de medicina laboratorial do Instituto Karolinska, ao site britânico The Independent.

Ao Delas.pt, o mesmo responsável pelo estudo garantiu que o efeito dos anti-inflamatórios foi testado tanto em homens como em mulheres e que “o resultado foi muito semelhante para os dois géneros”.

Tommy Lundberg acrescentou que a sua equipa decidiu estudar o efeito do ibuprofeno por ser o anti-inflamatório mais estudado do mercado. No entanto, acredita que todos os tipos de anti-inflamatórios, quando tomados em altas doses, têm efeitos semelhantes.