Courtney Love e Cara Delevingne “assombram” campanha de Marc Jacobs

Sempre que apresenta uma nova coleção, Marc Jacobs tem por hábito pedir a colaboração de um leque de estrelas. Na sua campanha de Primavera/Verão 2016, escolheu Adriana Lima, Joan Smalls, Bette Midler e Lana Wachowski. Na temporada anterior, elegeu Cher, Sofia Coppola, Willow Smith e Winona Ryder como musas. E agora, altura em que as suas propostas para o Outono/Inverno vêm a luz do dia, o painel volta a não desiludir.

A cantora Courtney Love, a manequim Cara Delevingne, a compositora St. Vincent e o músico Marilyn Manson são, desta vez, os seus parceiros – surgem com roupas e maquilhagem obscuras e misteriosas, bem ao estilo de um filme de terror. O designer norte-americano divulgou nas redes sociais as primeiras fotografias da campanha, e nelas explicou como cada uma das estrelas o inspirou para este projeto.

Courtney Love, a "Deusa do Grunge", de 51 anos
Courtney Love, a “Deusa do Grunge”, de 51 anos

“Com o meu abundante respeito pelas contribuições musicais de Courtney Love para a cultura grunge/rock e pelo seu estatuto como Deusa do Grunge, foi o seu hipnotizante retrato de Althea no filme ‘The People vs. Larry Flynt’ que, simultaneamente, quebrou o meu coração e ganhou o meu amor”, explicou Jacobs. O estilista e a viúva de Kurt Cobain conheceram-se pela primeira vez em 1994, num bar em Nova Iorque, EUA. “Lembro-me de ter sido apanhado de surpresa pelo seu profundo e minucioso conhecimento e pelo seu voraz apetite por moda e música. Ela era, e continua a ser, para mim, a derradeira e divina mess in a dress [uma rima em inglês que quer dizer qualquer coisa como ‘uma rebelde de vestido’]”, escreveu ainda.

Cara Delevingne, modelo de 23 anos
Cara Delevingne, modelo de 23 anos

Em Cara Delevingne, Marc Jacobs elogiou, sobretudo, a sua personalidade dramática, independente, e o seu profissionalismo. “Em cada lua azul, tenho por vezes a sorte de conhecer uma manequim com uma personalidade tão enorme que quase ofusca os looks mais poderosos – é a mais dramática forma de moda”, assegurou. Conheceu-a há alguns anos, através de uma amiga em comum, e ainda não parou de a ver crescer. “Ver a Cara evoluir para uma mulher dinâmica, sincera e independente é uma verdadeira alegria. A sua generosidade e a vontade de querer fazer um trabalho bem feito é testemunho do seu profissionalismo e caráter”.

Annie Clark, conhecida como St. Vincent, de 33 anos
Annie Clark, conhecida como St. Vincent, de 33 anos

Quanto a Annie Clark, cantora conhecida como St. Vincent (e, curiosamente, namorada de Cara Delevingne), Jacobs explicou que já há muito tempo que a queria incluir numa das suas campanhas. Especialmente, desde que leu uma entrevista sua à ‘Rolling Stone’. “Ela descrevia ‘estranheza’ como uma transcendência da sexualidade e como um ‘rótulo’ por se ser ‘outro’. Foi profundo e mordaz. Há uma certa maturidade que é inerente à Annie e que transcende a sua idade. Ela atua com uma graciosidade, pose e sinceridade tão genuínas”, sublinha o designer.

Marilyn Manson, de 47 anos
Marilyn Manson, de 47 anos

Por fim, Marilyn Manson. Foi com uma simples frase que o músico marcou para sempre a vida de Marc Jacobs. “Lembro-me de uma entrevista de Manson para o documentário ‘Bowling for Columbine’. A sua resposta a uma pergunta sobre o que diria às crianças da comunidade de Columbine [Colorado, EUA], na sequência da tragédia que ocorreu numa das suas escolas em 1999, foi: ‘Não lhes diria uma única palavra. Ouviria o que eles têm para dizer, que é o que ninguém fez’. Às vezes, saber quando ouvir é mais importante do que ser ouvido, e com uma só frase, Manson deixou uma impressão mais forte em mim do que a sua música alguma vez o fez”.

Nesta nova campanha, participam também a rapper Missy Elliott, a atriz oscarizada Cissy Spacek ou a atriz inglesa Juno Temple, entre outras figuras. Veja mais imagens na fotogaleria acima.