Covid-19: É isto que tem de fazer se alguém espirrar ou tossir perto de si

pexels-anna-shvets-3902881 (1)
[Fotografia: Pexels]

Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos da América, deu um alerta preocupante conforme o clima no hemisfério norte começa a arrefecer e a temporada da gripe está a aproximar-se: as pessoas precisam de parar de olhar para o “lado bom das coisas” e devem-se preparar para uma segunda vaga de Covid-19.

“Precisamos de nos acalmar e superar este outono e inverno, porque não vai ser fácil”, disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, durante uma conferência na Escola de Medicina Harvard.

Robert Redfield, diretor dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, também fez uma previsão sombria, dizendo à revista académica Journal of the American Medical Association, em julho, que o outono e o inverno “serão provavelmente um dos tempos mais difíceis que iremos experimentar na saúde pública”.

Isso significa que todas as pessoas precisam de ser diligentes em proteger a si mesmos e a outras pessoas do vírus para conter um pico de infeções nos próximos meses.

E como o Covid-19 é transmitido principalmente de pessoa a pessoa por meio de gotículas respiratórias de espirros ou tosse, Fredrick Sherman, professor da Escola de Medicina Mount Sinai, ofereceu à revista The Atlantic uma dica nova e útil para ajudar a conter a disseminação.

Fredrick Sherman disse que caso se encontre numa situação de alto risco em que alguém espirra ou tosse perto de si, “expire imediatamente para evitar a inalação de gotículas ou aerossóis. Aperte os lábios para fazer a expiração durar mais. Afaste totalmente a cabeça da pessoa e comece a andar”.

Este método não a vai proteger definitivamente do Coronavírus, mas pode reduzir a quantidade do vírus ao qual está exposta se a pessoa que tosse ou espirra for contagiosa.

Tem mais hipóteses de ficar doente se inalar doses mais altas do vírus, de acordo com a The Atlantic. A quantidade de tempo que fica exposta às partículas infetadas também é importante em termos de transmissão. Quanto mais tempo fica com eles, mais tempo o vírus tem para entrar no seu sistema.

Existem etapas mais longas que deve seguir para reduzir o risco. Mesmo no inverno, continue a socializar ao ar livre, apesar do clima. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, tem um risco maior de contrair o vírus em ambientes fechados do que ao ar livre, devido à menor ventilação e espaço, o que torna mais difícil para as pessoas distanciarem-se socialmente.

Também deve estar atenta ao uso de máscaras de proteção individual, que oferecem a melhor proteção contra o vírus.

Albert Ko, chefe do departamento de epidemiologia de doenças microbianas da Escola de Saúde Pública de Yale, disse à The Atlantic que as pessoas também deveriam aceitar que as máscaras “farão parte das nossas vidas indefinidamente”. Alguns especialistas até dizem que o uso de máscaras pode durar até 2021, mesmo quando houver uma vacina.

O especialista afirma que ao continuarmos a usar máscaras, “podemos concentrar-nos em melhorar a sua eficácia e torná-las menos incómodas de usar”.

“E não se trata apenas do design das máscaras”, acrescentou. “Podemos criar maneiras mais inovadoras de promover o uso de máscaras faciais”.

Finalmente, continue a lavar ou desinfetar as mãos, bem como as áreas de superfície de alto contacto em sua casa.