Covid-19: eis a maneira correta de secar as suas mãos

iStock-931896380(1)

O mundo vive, especialmente nos últimos quatro meses, numa pandemia global, devido à Covid-19, que afetou as mais diversas áreas da nossa vida quotidiana. Numa altura em que o crescimento do número de casos aumenta em Portugal, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, torna-se importante falar das medidas que devem ser adotadas por todos nós.

Sabemos da importância da higienização correta das mãos, seja através de as lavar várias vezes como desinfetar ao longo do dia com uma solução à base de álcool. Mas, e sobre a secagem das mesmas, em locais públicos como restaurantes ou centros comerciais? Devemos fazer com papel, toalhas ou máquinas automáticas?

Para vários especialistas, a forma como secamos as mãos é tão importante quanto a forma como as lavamos. Um estudo publicado no jornal sobre microbiologia, a forma mais segura para secarmos as nossas mãos é mesmo com papel que posteriormente possa ser deitado para o lixo.

“Diria que a melhor maneira de secar as mãos é com uma toalha de papel que possa ser descartada depois”, afirmou ao Huff Post Sandra Kesh, vice-diretora e médica especialista em doenças infecciosas do Westmed Medical Group em Westchester, Nova Iorque. O objetivo da lavagem e secagem das mãos é “remover o maior número possível de partículas virais, evitando que esses germes sejam passados para qualquer superfície ambiental próxima”, explica a profissional.

Tal como explica o jornal The Guardian, os secadores de mãos automáticos “retiram a humidade das mãos, mas também é possível que libertem a humidade em partículas virais no ar“. Assim sendo, para a especialista, as toalhas de papel são a melhor opção porque capturam as partículas para um lugar confinado, não as libertando para o ar e que podem facilmente ser descartas para o lixo.

Para além do mais, com toalhas de papel consegue também evitar tocar em superfícies onde várias outras pessoas tocam – sejam nas maçanetas das portas ou os botões para o desinfetante, entre outros exemplos.

Portanto, sempre que for a uma casa de banho pública, evite ao máximo utilizar produtos que façam com que o vento espalhe mais partículas.